Concelho

Alunos conhecem os ‘segredos’ da confeção da genuína ‘Fogaça da Feira’

 | 

O Agrupamento de Produtores de Fogaça da Feira vai realizar, dia 7 de janeiro (segunda-feira), a XIII Mostra de Fabrico de Fogaça na Escola Básica de Milheirós de Poiares. Produtores locais do tradicional pão doce vão revelar aos alunos do 9º ano do Curso de Educação e Formação de Jovens tipo 2 – Pastelaria e Panificação – os ‘segredos’ de fabrico da genuína Fogaça da Feira.

 

A partir das 14h00, os produtores locais vão dar início à confeção da tradicional Fogaça da Feira, com uma demonstração das principais fases do processo de fabrico. O objetivo é sensibilizar os futuros profissionais de cozinha e pastelaria para a importância de manter a receita e as técnicas de confeção originais, nomeadamente a forma de amassar, enrolar e cortar a massa, bem como tempo de cozedura deste pão doce secular.

 

A partir das 17h00, produtores de Fogaça do Agrupamento, parceiros e provadores convidados farão a degustação da Fogaça produzida pelos alunos durante a tarde. Este momento será precedido por um momento musical, protagonizado por meninas do 7º ano de escolaridade, acompanhadas ao piano pelo professor Marcelo Alves, que apresentarão um arranjo musical da célebre Canção da Fogaceira, datada de 1942.

 

A Mostra de Fabrico de Fogaça da Feira é organizada pelo Agrupamento de Produtores de Fogaça da Feira, em parceria com a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira.