Concelho

Apresentada Agenda Anual Desportiva dos Programas Municipais

 | 
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on Pinterest

Agenda Anual Desportiva de Santa Maria da Feira pretende aumentar número de participantes, sobretudo entre o público feminino e nos cidadãos com deficiência

 

Na passada segunda-feira, dia 4 de fevereiro, foi apresentado no Pavilhão Municipal de São João de Ver a Agenda Anual dos Programas Municipais. O objetivo desta programação “que vive o desporto” visa a melhoria da qualidade de vida, o combate ao sedentarismo e à criação de “melhores momentos” aos habitantes de Santa Maria da Feira através dum conjunto de iniciativas desportivas. Pretende-se, de igual forma, aumentar o número de adesão de pessoas com especial incidência no género feminino e nos cidadãos portadores de deficiência.

A sessão de apresentação contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa; a vereadora do pelouro de Educação, Desporto e Juventude, Cristina Tenreiro; o Presidente da Assembleia Municipal, Amadeu Albergaria; Presidente da Junta de Freguesia de São João de Ver, Nuno Albergaria; representantes de clubes, associações, entidades desportivas e outros elementos.

Para contextualizar, Cristina Tenreiro deu início à sessão através da menção de diversos artigos e documentos legais, como a Carta Olímpica e a Carta Europeia do Desporto: “É um direito humano, todas as pessoas devem ter a possibilidade de praticar desporto, sem qualquer tipo de descriminação (…) que exige compreensão mútua e o espírito de amizade, solidariedade e desportivismo”. A vereadora admite que estes documentos foram “a fonte de inspiração” para esta Agenda e que “é essencial a promoção do desporto e da atividade física que auxilia no crescimento harmonioso de todos nós, em todas as faixas etárias – desde as crianças até aos séniores “, de forma a promover a inclusão social. Ao longo do seu discurso sublinhou a relevância que o desporto desempenha para a melhoria geral da qualidade de vida e para a “felecididade” dos feirenses, “temos uma panóplia de projetos em que se pretende que todos os cidadãos comecem e participem na atividade física para uma sociedade mais coesa”.

 

Leia mais na edição impressa do Jornal N.