Concelho

CAFAP em livro

 | 
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on Pinterest

O Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) celebrou, no passado dia 7 de novembro, quarta-feira, nas instalações do Orfeão de Santa Maria da Feira o seu 11º aniversário, este ano com um sabor especial. Nesse mesmo dia foi apresentado o seu 1º livro técnico para famílias, o “Com famílias nos entendemos”,que foi escrito pela equipa de profissionais do CAFAP de Santa Maria da Feira.
“Este livro pretende ser um contributo para uma melhor compreensão da resposta social designada CAFAP e parra a divulgação de práticas neste contexto. Foi escrito pela equipa de profissionais do CAFAP de Santa Maria da Feira e é uma obra teórica e prática, com ênfase na gestão e na partilha das emoções e dos afetos, nas dinâmicas relacionais e familiares, sem descurar a supervisão no “cuidar do outro” e “no cuidar de quem cuida”, através de metodologias ativas, participativas e criativas, onde os sujeitos de intervenção têm um importante papel no sucesso da intervenção dinamizada por esta equipa.
Este livro denota as preocupações do CAFAP com as famílias de hoje e do amanhã e desvenda práticas profissionais inseridas num modelo centrado na promoção do bem-estar da criança, do jovem e da sua família. É preciso reconhecer, nas famílias, as suas competências e capacidades comunicacionais e,sobretudo, relacionais, para efetuarem as mudanças necessárias para se visualizarem e se afirmarem como família”, pode ler-se no prólogo do livro.
Com coordenação da Professora Doutora Joana Brinca este é o primeiro livro do CAFAP, um serviço de apoio especializado às famílias com crianças e jovens, vocacionado para a prevenção e reparação de situações de risco psicossocial,mediante o desenvolvimento de competências parentais, pessoais e sociais das famílias.
Na cerimónia estiveram presentes vários elementos da equipa do CAFAP assim como famílias apoiadas pelo mesmo que não quiseram deixar de dar os parabéns à instituição que os apoia.