Concelho

Corrida mais louca da Malápia

 | 
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on Pinterest

Inserida nas Festas Sanjoaninas a decorrer na freguesia de S. João de ver, entre os dias 22 de Junho e 1 de Julho a 1ª edição da Corrida Mais Louca da Malápia é uma prova de carros artesanais que visa principalmente estimular a criatividade dos participantes e envolver a comunidade numa atividade lúdica promovendo as relações de cidadania, com o objetivo de cimentar a identidade local e gerar o convívio entre os cidadãos participantes e quem esteja a assistir. O Jornal N falou com José Manuel, representante da secção de basket do Sporting Clube de São João de Ver que nos contou que o carro da sua equipa se chama “Dribles”, que é constituída por três elementos e que o objetivo da sua participação é “ estarem inseridos na comunidade e com isto promover a captação de atletas”.
Por sua vez Vítor Duarte, um dos organizadores do evento, respondeu às nossas questões :
No texto de apresentação da prova falam em “orgulho malapeiro”. Como o definem?
O “Orgulho Malapeiro” tem várias definições, mas tem mais que ver com o amor à nossa terra, às gentes que fazem parte desta vila e que lutam todos os dias para dignificar a própria vida e da sua terra. Sendo uma freguesia que viveu muito e durante muitos anos do sector primário e secundário, na dureza do trabalho, muito suor caiu dos seus rostos para proporcionar aos seus filhos uma vida melhor. Este é um sentimento tudo idêntico ao que sentem os habitantes de outras freguesias e localidades.
Esta é a primeira atividade que desenvolvem na freguesia?

Sim, esta é a primeira iniciativa, o primeiro evento que proporcionamos à população.

Quantos membros constituem a associação?

Os Malapeiros Rolantes não são ainda uma Associação com personalidade jurídica. Somos um grupo de amigos e Sanjoanenses. O grupo original nasceu com 9 elementos e neste momento já somos mais de 15 a trabalhar arduamente para que este evento seja um sucesso.

Leia mais na edição impressa do Jornal N.