Local

CDU atenta na ETAR de Espargo

 | 
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on Pinterest

O representante da CDU na Assembleia Municipal, Filipe Moreira, redigiu um requerimento, direcionado ao presidente da Assembleia Municipal de Santa Maria da Feira, denunciando as “descargas” efectuadas pela Etar da Remolha (Espargo) para o rio. Segundo o partido, esta é uma situação que acontece “de forma constante” há já “mais de um mês”. “Estas descargas têm ocorrido ao final do dia e de manhã cedo libertando cheiros nauseabundos causadores de mau estar na população residente e que por ali circula. Já no passado a CDU interveio no espaço público relativamente a esta infraestrutura e a descargas por esta efetuadas com características em tudo iguais às da atualidade” – lê-se no documento.
Projectada para servir as necessidades de tratamento dos efluentes das freguesias de Espargo, Travanca, Santa Maria da Feira e São João de Ver, assim como o Europarque, a CDU considera que esta é uma infraestrutura que tem recebido “tratamento secundário”, funcionando também como destino final dos efluentes da Bacia de Esmoriz, classificada como zona sensível.
Face às condições impostas pelo partido, a CDU questiona a Câmara Municipal relativamente aos motivos das descargas, questionando a acção do executivo na informação da população e ainda relativamente às diligências tomadas pela autarquia para que o assunto cesse.