Local

“Ferreiras” em discussão acesa na Reunião de Câmara

 | 
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on Pinterest

A Reunião de Câmara de 29 de Janeiro ficou marcada por uma acesa troca de palavras entre o vereador da Cultura, Gil Ferreira, e a vereadora da oposição, Lia Ferreira. O vereador da Cultura apresentou um dossier sobre a edição de 2018 do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua, para que a Câmara tivesse conhecimento.

A oposição saudou a atitude do vereador, até a questão das acessibilidades para cidadãos com deficiência ser posta em causa. Lia Ferreira fez uma série sugestões “para tornar o evento de facto inclusivo”. Gil Ferreira até começou por dizer que ia “avaliar a melhoria das acessibilidades para as pessoas em cadeira de rodas” e começava a explicar um programa implementado pela Câmara para o empréstimo de cadeiras de rodas a pessoas com mobilidade reduzida, quando a vereadora da oposição contestou o facto dessa politica não ser tornada pública. “Mas onde estão essas cadeiras de rodas para empréstimo? Porque é que as pessoas não sabem isto?” – questionou a vereadora socialista.

Gil Ferreira explicou que a Câmara já tinha comunicado este facto e que disponibilizava as cadeiras na Loja Interactiva de Turismo, Lia Ferreira insistiu que ninguém sabia nada sobre esse assunto e o vereador da cultura disse-lhe que o melhor seria procurar essa informação. As palavras trocadas foram violentas, e o vereador José Manuel Oliveira, que presidia a reunião, foi obrigado a encerrar o assunto exigindo “moderação”. Não sem antes a vereadora da oposição fazer um reparo: “não gostei da resposta e da maneira que me foi dada, isto não fica por aqui, o assunto não fica por aqui” – prometeu Lia Ferreira.

Leia mais na edição impressa do Jornal N ou assine a versão digital aqui