Como construir abrigos de jardim originais?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Quando construímos uma casa que nos protege dos eventos da natureza – frio, vento, chuva, começamos a pensar, de imediato, em como passar o máximo de tempo possível no exterior com ar fresco.

 

E não estamos a falar de uma manta na relva, por baixo de um telheiro ou no chão, mas sim de um pequeno oásis – é aí que a ideia de construir um abrigo de jardim nasce.

 

Se quiser conhecer algumas das nossas propostas de abrigos de jardim clique aqui: Abrigos de Jardim

 

Todos os abrigos de jardim que produzimos podem ser modificados para conseguir criar o seu oásis de sonho.

 

 

Escolher o local ideal para abrigos de jardim

 

Se o terreno for pequeno, não é fácil encontrar um local para outro edifício, pois é necessário planear caminhos, floreiras e outras áreas verdes. Os abrigos de jardim precisam de um local mais isolado, com uma vista que deve ser a melhor possível – pois preferimos sempre apreciar um espaço amplo do que um abrigo de jardim, independentemente da sua beleza.

 

Quando escolher o local, deve pensar sobre quando vai usar o abrigo de jardim – para tomar o café da manhã, usar como um escritório extra, receber amigos ou fazer um jantar ao fim de semana. Vamos pensar que prefere desfrutar das manhãs, quando o sol está a nascer e que quer ter o máximo de sombra possível nas tardes de verão. O sol é belo, mas também é muito brilhante e se incidir diretamente nos olhos de quem está sentado à mesa será desconfortável.

 

Na posição de este, o sol é mais forte e quente e na posição oeste poderá apreciar o sol durante mais tempo na primavera.

Tipos de abrigos de jardim

 

Se tem uma variedade de plantas e flores e a sua atividade favorita é jardinagem e cultivo, porque não criar um abrigo de jardim que se integra com a natureza? Esse pequeno pedaço de paraíso vai fazer com que se sinta completamente sozinho, mesmo que consiga ver vizinhos curiosos através das janelas. Não tenha receios, as paredes do abrigo de jardim vão protege-lo do exterior, por isso não será visto de longe.

 

Um abrigo de jardim assim é um local único para relaxar, onde pode organizar celebrações e jantares que reúnem toda a família. Ainda que a construção de um abrigo de jardim não seja complicada, pode diversificar, optando por plantar dentro de casa e escolhendo mobília confortável e que combina o interior com o exterior.

Se não tem um jardim grande e quer usar bem o seu espaço junto à casa, pode construir um abrigo de jardim junto a uma parte da casa. Se escolher um abrigo de jardim sem teto, será muito fácil de dobrar e o layout simples permite mover mobília a qualquer momento, preservando-a assim do frio e chuva.

 

Pode ter um abrigo de jardim com um aspeto luxuoso e exclusivo ao usar colunas redondas em vez de quadradas. Embora essa construção exija mais esforço, será certamente uma mais-valia sempre que quiser fazer uma festa ou receção no jardim.

 

Este tipo de abrigo de jardim é um pequeno paraíso. Mesmo que esteja junto a uma garagem ou outro edifício exterior, tudo depende dos pormenores. Com um pouco de estilo rústico e clássico verá como o abrigo de jardim se transforma no melhor canto da casa. É muito importante ter em mente que os abrigos de jardim não têm de ser edifícios de madeira aborrecidos – podem ser transformados num local que vai decorar o seu jardim e que o chama para relaxar e desfrutar do ar fresco.

 

Se tem uma casa de férias à beira mar, aproveite ao máximo o seu terreno para o entretenimento e para relaxar. Com um abrigo de jardim com cadeiras de baloiço, pode passar as tardes a olhar para o horizonte e a contar as estrelas, o que é realmente romântico…

 

 

 

Se está a construir um terraço exterior, pode fazer com que o seu abrigo de jardim fique ainda melhor – instale luzes LED e use lençóis desnecessários. Será um excelente local para festas e os bolbos vão iluminar a sua casa de forma muito confortável.

 

Aspetos importantes

 

Os abrigos de jardim, especialmente os mais pesados, não podem ser construídos em qualquer local e a assentar diretamente sobre o terreno. É necessário preparar as fundações e se a ambição for maior, como por exemplo, ter uma lareira, é necessário ter fornecimento de água e luz e é necessário assegurar essa comunicação.

 

Se o edifício for mais leve, continua a não ser recomendado construir diretamente no terreno – dessa forma os abrigos de jardim terão desníveis. As fundações devem estar firmes e secas. Se o terreno for argiloso, então o abrigo de jardim deve ser construído sob fundações com pilares – quantos mais, mais forte será a estrutura. Muitas vezes isso é feito ao colocar os blocos de cimento no local certo.