Liga Portugal pretende dar início à 2a Liga entre 15 e 31 de Agosto

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Datas serão discutidas em assembleia geral, mas o primeiro esboço aponta para o início da 2a Liga nas duas últimas semanas de Agosto.

O campeonato da 2a Liga de 2020/2021 deverá ter início entre os dias 15 e 31 de Agosto. Estas são, por ora, as datas apontadas para o ‘regresso’ da segunda competição de futebol profissional em Portu- gal. O Feirense, que ainda luta nas instâncias judiciais contra o termo do campeonato, fica, por ora, com estas datas no horizonte.

Os clubes das duas ligas profis- sionais reuniram-se na última se- mana com a Liga Portugal e com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) para discutirem a calenda- rização da próxima época, calen- darização que será apertada devi- do às consequências da pandemia de covid-19. Do encontro não saiu uma data definitiva para o arran- que da época de 2020/2021, mas saiu um esboço que será estudado

e submetido à aprovação da Assem- bleia Geral.

De acordo com as sugestões apresentadas, tudo leva a crer que o campeonato da 2a Liga possa ter início nas duas últimas semanas de Agosto. Aparentemente, nem todos os clubes que participam na compe- tição estão de acordo com as datas previstas. A 1a Liga deverá ter início em meados de Setembro.

TAÇA DA LIGA EM AGOSTO

A temporada de 2020/2021 deve começar, porém, antes de 15 de Agosto, muito provavelmente na primeira quinzena com os primei- ros jogos da Taça da Liga. Em cima da mesa esteve a hipótese de esta competição não se realizar na pró- xima época, em virtude do calendá- rio apertado, mas no fim ficou acor-

dado a prova se mantém no calen- dário. Do que se sabe por enquanto da reunião da passada semana, e a respeito da Taça da Liga, é de que existe a possibilidade de não haver fase de grupos, sendo os quatro fi- nalistas – que participarão na final four – encontrados num sistema de jogos a eliminar, realizados em contra-relógio nas duas primeiras semanas de Agosto. Se isso não for possível, manter-se-á ao que tudo indica a fase de grupos.

Enquanto isso, a data de 12 de Setembro é, por agora, uma pos- sibilidade para a primeira jornada do próximo campeonato da 1a Liga, mas a data de 20 de Setembro é ou- tra hipótese em equação.

Todas as propostas terão, agora, de ser estudadas e aprovadas em assembleia geral da Liga Portugal.