Sp. Esmoriz assinala 88o aniversário ao serviço da cidade e do Desporto

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Fundado a 26 de Junho de 1932, o clube nasceu por influência dos tanoeiros vindos da cidade do Porto. No presente, o Sp. Esmoriz joga na Divisão de Elite de Aveiro.

O Sporting Clube de Esmoriz celebra o seu aniversário – são 88 anos de vida ao serviço da cidade e do Desporto. O clube nasceu a 26 de Junho de 1932 por influên- cia dos tanoeiros vindos do Porto, que comercializavam na então vila de Esmoriz. O Campo da Cruz foi o primeiro recinto desportivo utilizado pelo clube. Hoje [desde 1957], o clube realiza a sua actividade num outro local – o Estádio da Barrinha.

São fundadores do Sporting Clube de Esmoriz as seguintes personalidades – Joaquim Oliveira e Silva, Manuel Emílio Lopes Araújo, Manuel Dias Ferreira Sá Júnior, José Augusto Castelhano, Lino Dias Almeida, José Oliveira Ramos e Armandino Lopes Couto.

O primeiro recinto desportivo utilizado pelo Sporting de Esmoriz foi o então denominado Campo da Cruz, espaço que hoje é ocupado pela Escola da Vinha. O campo foi inaugurado a 22 de Junho de 1934 com a realização de dois jogos – Rio Meão-Maceda e Esmoriz-Paços de Brandão.

Mais tarde, já em 1957, o Sporting de Esmoriz muda-se para o Campo da Barrinha, hoje Estádio da

Barrinha. A primeira pedra foi lançada a 18 de Novembro de 1956. Um ano depois [sem data oficial], o Es- moriz realizava o seu primeiro jogo no seu novo recinto desportivo.

O clube agora aniversariante inaugurou, por exemplo, a secção de voleibol. Estávamos em 1957 e o primeiro título de voleibol alcança- do na vila de Esmoriz foi ao serviço do Sporting de Esmoriz.

É, contudo, no futebol que o Sporting de Esmoriz se expressou e se expressa da melhor forma, com presenças nos antigos campeona- tos nacionais das terceira e segun- da divisões. Nos distritais, Sp. Esmoriz ganhou por quatro vezes a principal divisão da Associação de Aveiro – 1978/79, 1981/82, 1991/92 e 1995/96 – para além de uma vitória em séries na antiga 3a Divisão Nacional. Sagrou-se ainda campeão da 2a Divisão em 2012/13.

Nos últimos seis anos, o Sporting de Esmoriz deixou ainda a sua ‘marca’ na Taça Distrito de Aveiro, erguendo o troféu na final de 2016/17 ao ganhar ao Alvarenga após a marcação de penáltis. Na época de 2013/14, o Esmoriz jogou igualmente a final da Taça de Avei- ro, mas viria a perder o embate com o Águeda por 3-1.

page45image49522816