União de Lamas emite comunicado sobre pontuação

No início da segunda fase do Campeonato Sabseg, as equipas que vão disputar a fase de subida/apuramento de campeão iniciam a competição com metade dos pontos conquistados na primeira fase. Em virtude do jogo Canedo-União de Lamas, da primeira fase, não ter sido concluído e ainda não haver decisão sobre o jogo, o União de Lamas irá iniciar a segunda fase com apenas 19 pontos.

O clube emitiu um comunicado explicando a ausência dos referidos três pontos na pontuação inicial da segunda fase e dando a conhecer o andamento do processo junto da Associação de Futebol de Aveiro.

“A classificação da 1.ª fase do Campeonato Sabseg é provisória, uma vez que, devido ao abandono do campo da equipa do Canedo FC e consequente processo disciplinar que foi instaurado e que ainda se encontra a decorrer, não consta a atribuição de pontos no referido jogo”, explica.

O clube sublinha: “O CF União de Lamas não teve qualquer responsabilidade no abandono do campo do Canedo FC, ou seja, os motivos invocados para o abandono, tanto numa fase inicial, como no decurso do processo prendem-se com alegadas atitudes racistas e ainda por decisões das equipas de arbitragem contrárias aos seus interesses. Nunca é de mais realçar que o CF União de Lamas é completamente alheio a estas questões, nem tão pouco, o Clube ou os seus agentes desportivos foram acusados de qualquer prática discriminatória”.

A Associação de Futebol de Aveiro, no seguimento da reunião do Conselho de Disciplina de 21-12-2022, instaurou processo sendo arguidos no processo o CF União de Lamas, o Canedo FC, assim como jogadores dos dois clubes, mas o União de Lamas sublinha que “o normativo legal pelo qual o CF União de Lamas vem acusado não prevê a pena de derrota no jogo, pelo que tal cenário, no caso do CF União de Lamas, está completamente afastado”.

Entre outros esclarecimentos, o clube conclui: “A Direção do CF União de Lamas irá pugnar pela defesa intransigente dos superiores interesses do CF União de Lamas e pela verdade desportiva, exigindo o escrupuloso cumprimento dos regulamentos e apela a todos os sócios que se unam ainda mais e apoiem a equipa contra esta e outras adversidades que possam surgir”.

Artigos Relacionados