Jornal N https://www.jornaln.pt Semanário Regional Wed, 26 Feb 2020 11:12:29 +0000 pt-PT hourly 1 https://wordpress.org/?v=5.3.2 https://www.jornaln.pt/wp-content/uploads/2020/02/cropped-n-favicon-32x32.png Jornal N https://www.jornaln.pt 32 32 Capa da Edição 168 https://www.jornaln.pt/capas/capa-da-edicao-168/ https://www.jornaln.pt/capas/capa-da-edicao-168/#respond Wed, 26 Feb 2020 11:12:29 +0000 https://www.jornaln.pt/?p=14866

]]>
https://www.jornaln.pt/capas/capa-da-edicao-168/feed/ 0
Rejeitada a proposta para terminar contrato com a P. Parques https://www.jornaln.pt/local/rejeitada-a-proposta-para-terminar-contrato-com-a-p-parques/ Mon, 24 Feb 2020 07:28:48 +0000 http://www.jornaln.pt/?p=13515 Proposta do Bloco de Esquerda foi rejeitada, no entanto PSD sugere que a Câmara Municipal rescinda o contrato caso a P. Parques volte a entrar em incumprimento

Na passada segunda-feira, 17 de fevereiro, foi levada a cabo a primeira sessão do ano da Assembleia Municipal. Os principais pontos da iniciativa tomaram lugar no período antes da Ordem do Dia, sendo que o Bloco de Esquerda (BE) foi o único partido a propor recomendações para aprovação, entre elas: a resolução “definitiva e imediata” do atual contrato de concessão da P. Parques; o reforço da qualidade e do acesso nos transportes públicos em Santa Maria da Feira e a construção de um parque de desportos radicais.

O início da Assembleia Municipal ficou marcada com a intervenção do jovem presidente da Assembleia de Crianças, Xavier Santos, que apelou a toda a comunidade presente para a concretização de uma parceria com o objetivo de “dar visibilidade e importância” aos assuntos afetos às crianças feirenses. Xavier Santos apresentou assim a pretensão de “encurtar distâncias” entre as crianças e os organismos de decisão política, permitindo a participação ativa de toda a comunidade. “Nós somos Santa Maria da Feira. Queremos fazer parte de iniciativas e implementar ideias no nosso concelho, estamos aqui hoje para mostrarmos a nossa disponibilidade para trabalharmos juntos”, afirmou o presidente da Assembleia de Crianças, Xavier Santos.

O BE trouxe assim a discussão, pela voz do deputado Pedro Ferreira, a temática da P.Parques, com a proposta do término imediato do contrato de concessão celebrado.

Leia mais na edição impressa do Jornal N.

]]>
Exposição "Free Your heART" no Centro de Juventude de Lisboa https://www.jornaln.pt/viver/exposicao-free-your-heart-no-centro-de-juventude-de-lisboa/ Mon, 24 Feb 2020 07:10:54 +0000 http://www.jornaln.pt/?p=13506 Com 30 obras de jovens do concelho da Feira

A exposição “Free Your heART”, composta por 30 obras – fotografia e artes plásticas – com assinatura de jovens do Município de Santa Maria da Feira, está patente até ao dia 28 de fevereiro, no Centro de Juventude de Lisboa.

Esta exposição surge no âmbito do Concurso com a mesma designação – Free Your heART – promovido pela equipa Jovem Autarca 2018/2019 que desafiou jovens com idades compreendidas entre os 13 e os 18 anos, residentes ou estudantes no concelho de Santa Maria da Feira, a mostrar os seus talentos nas áreas da fotografia e das artes plásticas. De todos os trabalhos apresentados a concurso foram selecionadas 30 obras que já percorreram a Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira e as Escolas Secundárias do concelho.

Leia mais na edição impressa do Jornal N.

]]>
Inauguração do Lidl em Santa Maria da Feira https://www.jornaln.pt/local/inauguracao-do-lidl-em-santa-maria-da-feira/ Mon, 24 Feb 2020 07:08:30 +0000 http://www.jornaln.pt/?p=13502 Instalação da superfície comercial contempla a criação de 32 postos de trabalho e de 160 lugares para estacionamento

No passado dia 20 de fevereiro, quinta-feira, o Presidente da Câmara Municipal, Emídio Sousa, inaugurou o supermercado Lidl que irá empregar 32 colaboradores, dos quais 22 novos postos de trabalho, e que contemplou a “requalificação urbana da Rua de Santo André”. Esta é a 257.ª loja em Portugal e a terceira no concelho de Santa Maria da Feira.

O parque de estacionamento, as duas rotundas de acesso à nova superfície comercial, a construção de passeios – com o rebaixamento nas zonas de acesso de peões, de forma a garantir a acessibilidade para todos – e a via reservada a veículos prioritários para acesso ao Hospital de São Sebastião são as características a destacar deste novo empreendimento.

“Com cerca de 1400 m2 de área de venda e uma localização privilegiada, na Rua de Santo André, esta loja segue a linha de construção das mais recentes lojas Lidl, valorizando a proximidade e a experiência de compra cómoda, rápida e confortável, assim como o acesso facilitado a produtos e serviços de qualidade e inovadores”, referem em comunicado. Além disso, a nova loja privilegia o uso de iluminação LED e está preparada para, no futuro, receber painéis fotovoltaicos e a infraestrutura necessária para o carregamento de viaturas elétricas.

Leia mais na edição impressa do Jornal N.

]]>
Grupo de tricô cria roupa para bébés prematuros do Hospital S. Sebastião https://www.jornaln.pt/local/grupo-de-trico-cria-roupa-para-bebes-prematuros-do-hospital-s-sebastiao/ Mon, 24 Feb 2020 07:05:10 +0000 http://www.jornaln.pt/?p=13499 Grupo de voluntárias de Santa Maria da Feira dedica-se à produção de gorros e botins de tamanho XXS

O grupo de tricô da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira está a criar peças de roupa para bebés prematuros. A iniciativa partiu da biblioteca onde, em setembro de 2019, foi criado um grupo de tricô que se reúne, quinzenalmente, para ocupar os tempos livres com cerca de 30 voluntárias com práticas manuais envolvendo diversos tipos de lã.

Este grupo de voluntárias passou agora a dedicar-se à confeção de gorros e botins de tamanho XXS especificamente destinados ao Serviço de Neonatologia do Centro Hospitalar do Entre Douro e Vouga (CHEDV), que funciona no Hospital São Sebastião. Fátima Menezes é a diretora desse serviço e admite que já outras entidades ofereciam este tipo de vestuário ao CHEDV, como aconteceu por parte da Liga dos Amigos do Hospital da Feira, associações locais e particulares, mas reconhece que o contributo do grupo de tricô da Biblioteca Municipal garantirá à unidade um guarda-roupa mais farto e maior variedade de opções.

Leia mais na edição impressa do Jornal N.

]]>
Homem morre em acidente de trabalho https://www.jornaln.pt/local/homem-morre-em-acidente-de-trabalho/ Mon, 24 Feb 2020 07:02:15 +0000 http://www.jornaln.pt/?p=13497 Acidente ocorreu numa fábrica de produtos de cortiça, em São Paio de Oleiros

Na passada quarta-feira, 19 de fevereiro, um homem de 55 anos morreu na sequência de um acidente de trabalho no interior da empresa corticeira Sedacor, em São Paio de Oleiros.

O operário, que estava ao serviço de uma empresa de construção civil, estaria a trabalhar nas obras de um piso quando terá sido atingido por uma retroescavadora, cujo operador não se terá apercebido da sua presença. Foram chamados bombeiros e equipas médicas do INEM de Espinho e da equipa da VMER de Santa Maria da Feira, mas nada foi possível fazer pela vítima. O óbito acabaria por ser declarado no local e o corpo transportado pelos Bombeiros de Lourosa para o Gabinete do Instituto de Medicina Legal, no Hospital São Sebastião.

Leia mais na edição impressa do Jornal N.

]]>
Composição e Criação em Dança com Joclécio Azevedo https://www.jornaln.pt/viver/composicao-e-criacao-em-danca-com-joclecio-azevedo/ Mon, 24 Feb 2020 07:00:02 +0000 http://www.jornaln.pt/?p=13494 Ballet Contemporâneo do Norte promove segundo workshop no Cineteatro António Lamoso

O coreógrafo brasileiro traz ao Cineteatro António Lamoso, no dia 29 de fevereiro, o segundo workshop do projeto Grau Zero da Companhia, do Ballet Contemporâneo do Norte, ensinando sobre o processo coreográfico através de práticas colaborativas.

Sub-intitulado “Coreografia, desempenho e processo”, Joclécio Azevedo propõe um workshop de introdução ao processo coreográfico, em que os participantes serão incentivados a usar o corpo como ferramenta e como suporte para expor e combinar materiais coreográficos gerados a partir de práticas colaborativas. A coreografia será trabalhada enquanto prática emancipatória e abrangente, não limitada apenas à utilização da dança, mas integrando também a possibilidade de convocar o espaço, os objetos, a linguagem e o som enquanto elementos discursivos e performativos.

O workshop acontece no dia 29 de fevereiro, às 10h00, no Cineteatro António Lamoso. A entrada é gratuita, mas exige inscrição prévia através do e-mail bcnproducao@gmail.com . A atividade está inserida no projeto Grau Zero da Companhia, um programa de formação para profissionais e amadores das artes performativas que inclui laboratórios a incidir sobre funções e práticas centrais na atividade do Ballet Contemporâneo do Norte (BCN), coordenados pelos seus colaboradores mais frequentes. O objetivo da iniciativa é questionar a ideia de companhia e antever estratégias de trabalho em conjunto.

Leia mais na edição impressa do Jornal N.

]]>
Parque de Matilhas para cães errantes será criado em Oliveira de Azeméis https://www.jornaln.pt/local/parque-de-matilhas-para-caes-errantes-sera-criado-em-oliveira-de-azemeis/ Mon, 24 Feb 2020 06:57:14 +0000 http://www.jornaln.pt/?p=13491 Instalação integra cinco municípios aveirenses e pretende reabilitar os animais, com vista a adopção

A Associação de Municípios das Terras de Santa Maria (AMTSM) está a construir em Oliveira de Azeméis um parque de matilhas para acolher cães errantes que desenvolveram comportamentos de grupo mais agressivos. Embora localizado em Oliveira de Azeméis, o novo equipamento é uma valência do Canil Intermunicipal e, por isso mesmo, servirá também outros cinco municípios do distrito de Aveiro, entre eles: Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Vale de Cambra, Arouca e Espinho.

“É uma experiência nova para nós e visa atenuar o problema da sobrelotação do canil, permitindo que os grupos de animais que andavam em matilha pela rua possam viver aqui com mais liberdade de movimentos, sem perturbar as populações”, afirmou à Lusa o secretário-geral da AMTSM, Joaquim Santos Costa.

O vereador do Pelouro da Proteção Civil, Ambiente e Saúde da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Vítor Marques, notou que o investimento de 20.000 euros na criação do novo Parque de Acolhimento de Matilhas é justificado por dois fatores: “os cães errantes passam a demonstrar comportamentos muito mais agressivos para com as pessoas quando começam a andar em grupo, acabando muitas vezes por atacar a população”. A outra justificação na origem da nova estrutura – disposta por 500 metros quadrados a céu aberto e equipada com áreas de sombra e abrigo – é que, “mais cedo ou mais tarde, ela vai ser necessária para dar resposta ao problema do canil ilegal de Canedo”.

Leia mais na edição impressa do Jornal N.

]]>
NBC mostra nova faceta em álbum “Inverno” https://www.jornaln.pt/viver/nbc-mostra-nova-faceta-em-album-inverno/ Mon, 24 Feb 2020 06:53:44 +0000 http://www.jornaln.pt/?p=13488 No Cineteatro António Lamoso, no dia 26 de fevereiro

O músico são-tomense, NBC, é considerado uma das maiores vozes do soul em Portugal e atua no Cineteatro António Lamoso, no próximo dia 26 de fevereiro, pelas 22h00, em mais um momento do ciclo À4HÁ. Neste novo trabalho, NBC assume o papel de compositor, letrista e de um homem com blues entranhados na voz.

Com o passar do tempo, NBC desenhou um caminho próprio de convicções e emoções. Se o último disco confirmou a personalidade complexa e cosmopolita, “Inverno” apresenta-se como uma carta de amor onde Timóteo Tiny, nome verdadeiro de NBC, assume o papel de compositor, letrista e de um homem que transporta blues na voz.

NBC (Natural Black Colour) é um rapper são-tomense que vive em Portugal desde os cinco anos de idade. Considerado uma das maiores vozes do soul, conta com uma carreira de duas décadas e é um dos fundadores do movimento hip-hop nos anos 90.

Leia mais na edição impressa do Jornal N.

]]>
Museu de Lamas prepara atividades para março https://www.jornaln.pt/local/museu-de-lamas-prepara-atividades-para-marco/ Mon, 24 Feb 2020 06:50:17 +0000 http://www.jornaln.pt/?p=13485 Assinalação do Dia Internacional da Mulher; Dia do Pai e do Dia Mundial da Árvore e Floresta são algumas das propostas do Museu de Santa Maria de Lamas

O Museu de Lamas apresentou a agenda de atividades preparadas para o mês de março. No próximo dia 8 de março, na assinalação do Dia Internacional da Mulher, o Museu convida a conhecer as representações femininas integradas no espólio museológico com a entrega de uma lembrança elaborada pelo Serviço Educativo.

Esta primeira ação decorre das 09h30 ao 12h30, e das 14h00 às 17h00, com o custo de entrada pelo valor de 3€ a adultos; seniores, estudantes, portadores de cartão-jovem por 2€ e a entrada é gratuita para as crianças com menos de cinco anos.

Numa segunda iniciativa, a decorrer de 2 a 19 de março, no mês em que se comemora o Dia do Pai, o Serviço Educativo do Museu irá dinamizar a oficina “Um presente especial para o Pai”, com  o horário das 10h00 ao 12h00 e das 14h30 às 16h30. A atividade destina-se aos alunos do ensino pré-escolar até ao 3.º ciclo, pelo preço de 3€ e com possibilidade de adaptação a outros grupos. Neste âmbito, o Museu pretende promover a imaginação de modo a criar uma surpresa para oferecer a 19 de março, Dia do Pai.

Leia mais na edição impressa do Jornal N.

]]>