1ª edição da Espinho Habita – Jornadas da Habitação

A Câmara Municipal de Espinho promoveu, entre 11 e 13 de maio de 2022, a primeira edição da Espinho Habita – Jornadas da Habitação. Este evento pretendeu refletir sobre as problemáticas associadas às políticas habitacionais e a sua correlação com os fenómenos urbanos e de coesão territorial.

A habitação é considerada um direito fundamental constitucionalmente consagrado e um alicerce a partir do qual os cidadãos constroem condições de usufruto de outros direitos fundamentais em áreas como a educação, saúde ou o emprego, o debate e a partilha de experiências permitirá também agregar contributos para construção do Programa Municipal Espinho Casa/ Arrendamento Acessível, que visa garantir, a médio prazo, o acesso a habitação digna para todos os munícipes.

Miguel Reis, Presidente da Câmara Municipal de Espinho, explicou no que consiste este projeto “O Espinho Habita é uma iniciativa que nós estamos a promover e que queremos que não aconteça só este ano, mas que aconteça sempre e queremos que seja uma iniciativa participada. Uma ação que efetivamente se transforme numa ferramenta que nos ajude em comunidade e em conjunto a resolver alguns problemas que todos nós enfrentamos e como é efetivamente do conhecimento de todos o município de Espinho tem alguns problemas graves de habitação e esta é uma das nossas grandes prioridades e temos aqui agora um conjunto de oportunidades e ferramentas que nos vão permitir iniciar um processo longo e complicado, mas que nos vão permitir solucioná-lo.”

Leia a notícia na integra na edição desta semana.

PUB

PUBLICAÇÕES RECENTES