25º Aniversário da elevação da Freguesia de Canedo a Vila

A freguesia de Canedo celebrou, neste passado sábado, 4 de junho, o seu 25º aniversário de elevação a Vila.

No dia 4 de junho de 1997, a Assembleia da República aprovou, por unanimidade, a passagem de Canedo à categoria de Vila. Passados 25 anos, o sábado na vila de Canedo começou com uma receção aos convidados, autarcas e canedenses, e com um porto de honra na Junta de Freguesia. Na cerimónia, Paulo Oliveira, Presidente da União de Freguesias de Canedo, Vale e Vila Maior, Vítor Marques, anterior Presidente da Junta de Canedo e atual Vereador da Câmara Municipal, e Emídio Sousa, presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, falaram sobre a história antes e após a elevação a vila, e também sobre as benfeitorias de que Canedo irá beneficiar nos próximos anos.

Em entrevista com o Jornal N, o presidente da união de freguesias, Paulo Oliveira, disse que, para Canedo, este quarto de século é “o consolidar de um percurso acentuado na centralidade de um território” que, ao longo destas últimas décadas tem beneficiado de uma boa articulação entre a iniciativa privada e as condições oferecidas pelas autarquias locais. “É também o potenciar de um desenvolvimento que queremos que continue. São os primeiros 25 anos, de mais 25, que espero que possam dar continuidade àquilo que é, até hoje, o desenvolvimento desta Vila”.

O autarca acrescentou que as grandes transformações resultantes da elevação foram “o consolidar de uma série de equipamentos, serviços, e de situações que potenciaram a fixação de algumas atividades económicas, nomeadamente, ligadas ao setor terciário”.

 

Leia a notícia na íntegra na edição desta semana.