Artistas de 16 países instalam-se no Imaginarius

O Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua prepara-se para acolher 178 artistas de 16 países e ultimar os preparativos para quatro dias de celebração do regresso pleno das artes de rua ao espaço público de Santa Maria da Feira, entre 26 e 29 de maio. Do espetáculo de grande formato, aberto a milhares de pessoas, à performance mais intimista, para 20 espectadores por sessão, o programa reserva 37 projetos artísticos, num total de 140 apresentações de acesso gratuito em 13 palcos não convencionais do centro histórico e sua envolvente.

 A programação principal integra dez propostas ousadas, interventivas e inclusivas, assentes na interdisciplinaridade e na liberdade criativa, que percorrem o teatro de rua, a magie nouvelle, o circo contemporâneo e o novo circo, a dança urbana, o teatro físico e a música.

A secção Imaginarius Infantil volta a proporcionar aos mais novos e famílias momentos lúdicos, pedagógicos e de experimentação de artes multidisciplinares, maioritariamente no palco do Rossio, espaço privilegiado para o reencontro com os artistas e para a fruição cultural.

Nesta edição, o concurso internacional Mais Imaginarius apresenta 15 projetos de 13 nacionalidades, que cruzam diferentes disciplinas artísticas: teatro, dança, música, circo, performance, instalação e multidisciplinar. O projeto vencedor será premiado com uma residência artística para criação de espetáculo com estreia garantida em 2023.

 O festival retoma também a aposta no apoio à criação para o espaço público, centrada num mundo contemporâneo em mudança. Coincidentemente, as cinco Criações Imaginarius partem de uma noção de tempo para refletir sobre questões prementes, como privacidade, género, memória, esquecimento e celebração.

Espaço de encontro de agentes do setor das artes de rua, o Imaginarius PRO volta a privilegiar o reforço de parcerias entre artistas e programadores durante três dias do festival, com enfoque na promoção das Criações Imaginarius e dos artistas emergentes, trazendo ainda à discussão temas relevantes como a participação comunitária e a segurança no planeamento de grandes eventos.

Na sua 21ª edição, o festival prossegue a sua aposta nas ferramentas de apoio à acessibilidade, garantindo condições a todos os públicos para a fruição plena da programação, disponibilizando espetáculos com tradução em Língua Gestual Portuguesa (LGP) e audiodescrição (AD), cadeiras de rodas e lugares reservados para público com mobilidade reduzida.

Também à mesa o Imaginarius é um palco de experiências que enaltece a gastronomia como forma singular de arte e criatividade. Os restaurantes oficiais Sabores Imaginarius apresentam criações gastronómicas que têm por base produtos locais e sazonais, e revelam criatividade na confeção e empratamento. Os menus temáticos estão acessíveis em www.imaginarius.pt/sabores-imaginarius.

 Toda a programação do festival tem acesso gratuito, sendo que quatro espetáculos requerem inscrição prévia, considerando o seu formato e tipologia.

Na quinta-feira, 26 de maio, o Imaginarius abre às 21h00 e encerra às 23h00. Na sexta-feira e no sábado, 27 e 28 de maio, os espetáculos decorrem entre as 14h00 e as 02h00. No domingo, 29 de maio, último dia do festival, a programação inicia às 10h00 e encerra às 13h00.

O programa completo encontra-se disponível em www.imaginarius.pt.