Programação deste ano irá contar com espetáculos da edição passada que não se realizaram devido à situação pandémica
No dia 27 de março, data em que se assinalou o Dia Mundial do Teatro, e a dois meses da realização do primeiro momento do Imaginarius’21, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira divulgou o conceito gráfico do festival de teatro internacional de rua. A Imagem que marca os 20 anos e a 20.ª edição deste Festival chama a si, através do conjunto de elementos gráficos, o tema principal – “O Mito e A Marca” –, mas também o território e a aposta no conceito misto, digital e presencial.
O conceito gráfico desta edição exalta o tema principal – “O Mito e A Marca” – e acrescenta apontamentos sobre a transição para o digital. A imagem agora apresentada aborda diferentes ideias de Mito inspiradas na própria programação do festival, nomeadamente em projetos como “Orfeo & Majnun”, “Despojos de Babel” e “Laila e Majnum”. “A Marca, que permanece igual, presente e constante nestas 20 edições, remete para o sonho, para a noite, para a imaginação, através das diferentes fases da lua visível no logotipo”, lê-se no comunicado. Este ano, o festival alarga-se, pela primeira vez e num primeiro momento, ao digital, representado, de forma simbólica, através da linguagem informática “0 e 1”.
O Imaginarius’21 apresenta-se, este ano, ao seu público num formato diferente, como a realidade pandémica o exige, em dois momentos distintos. De 27 a 30 de maio, a programação será apresentada num modelo misto, com os espetáculos a decorrer maioritariamente no palco digital, embora com apontamentos controlados na Quinta do Castelo e nos auditórios da Biblioteca Municipal e do Cineteatro António Lamoso. Entre 9 e 12 de setembro, os espetáculos voltam ao seu palco de sempre, o espaço público de Santa Maria da Feira.
O programa da 20.ª edição do Festival Internacional de Teatro de Rua vai ser apresentado publicamente durante o mês de abril, mas sabe-se para já que a programação vai contar com espetáculos da edição passada que não se realizou – um compromisso assumido pela Câmara Municipal da Feira junto dos artistas, no momento em que optou pelo cancelamento da edição devido à COVID-19, tendo inclusive avançado com o pagamento de 50% do valor contratualizado –, e também com projetos resultantes das chamadas públicas.
Foto: Câmara Municipal de Santa Maria da Feira