Corticeira Amorim anuncia tecnologias inovadoras para erradicar o TCA detetável

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

A Corticeira Amorim anunciou o lançamento da Naturity e da Xpür – tecnologias desenvolvidas para remover o TCA detetável das rolhas naturais e criar um novo segmento de rolhas microaglomeradas, respetivamente.

A investigação para desenvolver a tecnologia Naturity, com patente pendente, iniciou-se em 2016 com a NOVA School of Science and Technology. Tem como base os princípios da dessorção térmica através de uma utilização, exclusiva e não sequencial, de pressão, temperatura, água purificada e tempo. Nenhum elemento artificial é usado neste processo, o que facilita a extração de mais de 150 compostos voláteis, entre eles o TCA. Com lançamento a nível mundial, a Naturity expande o desempenho de TCA não detetável no segmento de produtos de cortiça natural, ao mesmo tempo que reforça os resultados operacionais da NDTech, o serviço de rastreio avançado que analisa e remove individualmente qualquer rolha de cortiça natural com mais de 0,5 nanogramas por litro de TCA. Vários ensaios de engarrafamento, envolvendo diversos produtores de vinho, produziram resultados exemplares em termos da medição do impacto do tratamento no desempenho da cortiça, com ensaios adicionais de validação de terceiros a serem conduzidos o mais rapidamente possível com o Instituto Geisenheim, na Alemanha, e os laboratórios Campden & Chorleywood, no Reino Unido.

A outra novidade anunciada é a tecnologia Xpür, desenvolvida para estender o desempenho de TCA não detetável para rolhas microaglomeradas. A Xpür aprimora a aplicação convencional de CO2 supercrítico, desenvolvida há várias décadas, e redesenha e atualiza o conceito, com a tecnologia do século XXI. A nova e inovadora abordagem da Corticeira Amorim, ao usar este sistema, utiliza apenas 25% da energia e apenas 10% do CO2 anteriormente necessário.