Multinacional espanhola adquire Lenitudes por 17 milhões de euros

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Aquisição insere-se no plano de expansão europeia da Atrys Health e marca a sua entrada no mercado português

A Lenitudes – Medical Center & Research, sediada em Santa Maria da Feira, foi adquirida pela multinacional espanhola, Atrys Health, num acordo que rondará os 17 milhões de euros, segundo o “Expansión”.

A entidade, especialista no diagnóstico e tratamento oncológico, era detida pela MCH Private Equity que detinha a empresa desde a entrada no capital em 2014, mas chegou a acordo com a Atrys para a venda desta participação. Com esta aquisição, a Atrys iniciará a sua expansão europeia com a entrada em Portugal, que será o seu segundo mercado no continente. Além da unidade principal, sediada em Santa Maria da Feira – dedicada ao tratamento integral de doenças oncológicas com equipamentos de última geração -, a Lenitudes tem um centro de medicina molecular em Braga; um centro de diagnóstico por imagem e gastroenterologia e um centro de medicina molecular (ambos no Porto) e ainda um centro de radioterapia, em Évora.

Segundo o que foi noticiado ontem, dia 10 de novembro, a operação a concluir até 25 de março de 2021 envolve a incorporação da MCH, um dos maiores grupos de investimento privados de Espanha, como acionista de referência da Atrys. As estimativas para o próximo ano apontam que a Lenitudes vai contribuir para a Atrys com um volume de negócios consolidado de 16 milhões de euros.

Para Santiago de Torres, presidente da Atrys, o acordo para a compra da Lenitudes constitui “outro grande passo” no plano de crescimento e internacionalização e ampliará a presença da entidade na Europa, depois de se terem focado na América Latina nas aquisições mais recentes.