Emídio Sousa alerta: números da Covid-19 “dispararam”

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

“Nas últimas três semanas assiste-se a um significativo aumento do número de pessoas positivas. Já ultrapassamos os 700 casos positivos. Não é algo que considerássemos impossível. Era expectável que o início do mês de outubro fosse um ponto crítico, dado o regresso das aulas e do trabalho. Infelizmente, isto aconteceu com muito mais força”. Foi desta forma que o presidente do Executivo camarário, Emídio Sousa, deu nota da atual situação pandémica no concelho, assinalando que “as coisas aumentaram muito” nos últimos 15 dias.

O edil referiu que “até meados de outubro” registavam-se “oito a 10 infeções por dia”, contudo nas últimas semanas registam-se “30 a 40 casos diários” e, em alguns dias, “50 ou até mais”.

Sobre o Hospital S. Sebastião, o edil avançou que se passou de 12 internamentos para 28 “muito rapidamente”. Na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), encontravam-se duas pessoas internadas há cerca de duas semanas. No entanto, na última semana, existiam já 12 internamentos na UCI. “São números que dispararam completamente. A solução é respeitar as regras: o distanciamento físico, o uso obrigatório de máscara, lavar as mãos com muita frequência, evitar qualquer tipo de aglomerações de pessoas. Isto é muito da responsabilidade individual. Temo que o nosso Hospital possa não ter capacidade de resposta se isto se agravar muito”, alertou o presidente da Câmara, Emídio Sousa.

Leia mais na edição impressa.