Festival Basqueiral regressa a Santa Maria de Lamas

Evento apresentou cinco nomes de artistas internacionais

Linda Martini, Sensible Soccers e B Fachada foram as estrelas do cartaz do Basqueiral. Nos dias 17 e 18 de junho o “barulho” tomou conta de Santa Maria de Lamas.

O festival contou com quatro palcos, e parque de campismo gratuito para os portadores do passe geral. Foram 13 os artistas que marcaram presença.

O centro de turbilhão aconteceu neste fim-de-semana, nos dias 17 e 18 de junho, com a descarga de decibéis nos quatro palcos do Festival, numa seleção que se mantém fiel à filosofia do certame, de percorrer o espectro da música alternativa, e que reforça a presença do contingente internacional com cinco nomes provenientes da Bélgica, de Espanha, da França e do Reino Unido.
Destaque para a programação extramusical, com a exposição “A Rota do Mediterrâneo”. uma exposição de fotografias tão perturbadoras quanto reais, cedidas pela Agence France Press, que retratam uma das rotas de migração mais mortíferas da história recente.

O festival disponibilizou ainda o Basqueiral Júnior, um espaço que deu liberdade aos pais de desfrutar o festival na companhia dos seus filhos, através da prestação de serviços de “creche”, que a organização do evento providenciou sob os comandos do serviço educativo do Museu de Lamas.

O espaço dedicado às crianças contou com um parceiro especial, a marca Viarco, que se juntou ao Basqueiral Júnior com uma edição personalizada de um lápis.

Os festivaleiros do Basqueiral 2022 terão ainda o privilégio de serem os primeiros a visitar a Exposição “A Rota do Mediterrâneo” durante o período noturno.