Movimento solidário de Pigeiros angariou cerca de 100 quilos de alimentos

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Recolha de bens alimentares foi desenvolvida pelo Impulso Jovem – Grupo de Jovens de Pigeiros para auxiliar a Associação Padre Osório

O Impulso Jovem – Grupo de Jovens de Pigeiros realizou uma campanha de angariação de alimentos destinada à Associação Padre Osório, da qual conseguiram reunir cerca de 100 quilos de bens alimentares. Os alimentos foram destinados à confeção das refeições dos 25 utentes da instituição de Pigeiros que são abrangidos pelo serviço domiciliário.

Contactada pelo Jornal N, a diretora da Associação Padre Osório, Joana Vasconcelos, explica que a iniciativa do Grupo Jovem surgiu com o intuito de ajudar a ação da instituição, uma vez que confecionam e distribuem refeições aos seus utentes. A maior parte dos alimentos angariados foram massas, arroz, azeite, leguminosas, atum e salsichas. A campanha de solidariedade, realizada durante o mês de janeiro, foi também divulgada nas Eucaristias e nas redes sociais. O gesto moveu também pessoas particulares, sócias e não-sócias da Associação, que doaram bens alimentares diretamente à instituição.

“Estamos numa zona do concelho onde só nos podemos congratular com a generosidade da comunidade. As instituições e associações que fazem parte de Pigeiros são muito participativas”
 – Joana Vasconcelos, diretora da Associação Padre Osório

A diretora conta que este grupo de jovens demonstrou um “interesse assinalável” na recolha dos géneros alimentares durante o mês de janeiro nas Eucaristias. No entanto, com a evolução da situação pandémica, a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) determinou a suspensão da celebração “pública” da Eucaristia a partir de 23 de janeiro de 2021. “Eles tinham a esperança de conseguir uma angariação maior de alimentos, mas a suspensão das Eucaristias presenciais veio dificultar um pouco o projeto”, relembra a responsável. Ainda assim, houve um período em que as pessoas entregaram os alimentos diretamente à instituição, ou seja, as boas intenções não ficaram suspensas. E, o propósito do Impulso Jovem, apesar de ter seguido outro caminho, acabou por se concretizar.

Destaca-se ainda o Centro de Cultura e Desporto Pigeirense que desenvolveu uma iniciativa de recolha de alimentos destinado à Associação Padre Osório.

Leia a notícia na íntegra na edição online do Jornal N.