Planetário e Visionarium associam-se à ‘Noite Internacional da Lua’

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Com um alargado programa de atividades, materiais em exposição e oficinas

 

 

INICIATIVA

Reserve esta data: sábado, 16 de Outubro. O Centro Multimeios de Espinho terá um dia voltado para a exploração da Lua, com sessões do Planetário, materiais em exposição e com oficinas desenvolvidas pelo Visionarium, tudo no contexto da Noite Internacional de Observação da Lua 2021. Nessa mesma noite, decorre um evento público mundial, que incentiva a observação, apreciação e compreensão deste satélite natural, assim como a conexão com a sua exploração. Patrocinado pela NASA, o evento junta cientistas e público, um pouco por todo o Mundo, numa aventura de exploração da Lua.

O programa  de atividades foi criado de forma a que possa assistir a uma ou duas sessões de Planetário e possa também realizar as duas oficinas desenvolvidas pelo Visionarium. Os bilhetes podem ser adquiridos por atividade, ou então em forma de pack. Durante a noite, o Planetário e o Visionarium colaboram numa oficina de tratamento de imagem, onde com um telescópio poderá espreitar a Lua e tirar-lhe uma foto com o telemóvel, para depois a editar, partilhar e guardar como recordação.

A inscrição para as oficinas deverá ser realizada até 24h antes do evento, preferencialmente por e-mail (multimeios@cm-espinho.pt) ou através do tel (227331190).  A sua realização está sujeita a um número mínimo de participantes (6), máximo (16). Na oficina dedicada à Impressão 3D, o modelo deverá ser levantado 1 semana depois, na receção do Centro Multimeios ou, se preferir, será enviado por correio (portes pagos pelo participante). A Oficina de Fotografia e Tratamento de Imagem “O teu lado lunar” inclui captura de uma foto da Lua, com telemóvel através de telescópios do Planetário, na área envolvente do Multimeios. Em caso de condições atmosféricas desfavoráveis, os participantes realizarão a Foto Lunar no próprio Planetário.

 

Leia mais na edição desta segunda-feira do Jornal N.