Mistério Pascal por Padre Victor Pacheco

Pároco de Ovar descreve a Páscoa como um tempo para “aprofundamento do Mistério pascal que é uma necessidade para aqueles que desejam descobrir sempre mais as raízes da sua fé”

O Mistério pascal é o dom mais precioso deixado por Cristo à sua Igreja, e o Tríduo pascal é o coração desse Mistério. Inicia-se com a Missa da Ceia do Senhor, prossegue na sexta-feira da Paixão e no Sábado Santo, tem o seu centro na Vigília pascal e termina nas Vésperas do Domingo da Ressurreição.

As celebrações do Tríduo pascal, são o ponto culminante de todo o ano litúrgico, porque a obra da redenção humana e da perfeita glorificação de Deus foi realizada por Cristo especialmente no seu Mistério pascal, pelo qual, morrendo destruiu a nossa morte e ressuscitando restaurou a vida. O aprofundamento do Mistério pascal é uma necessidade para aqueles que desejam descobrir sempre mais as raízes da sua fé.

São importantes as diversas manifestações de fé neste período quaresmal, nomeadamente aqui em Ovar, como as procissões quaresmais, um tesouro patrimonial da manifestação artística, cultural e da piedade popular do povo vareiro.

 

Leia a notícia na integra na edição desta semana.