Ópera Orfeo & Majnun no palco do Cineteatro António Lamoso

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Inserido na 20ª edição do Imaginarius, artistas internacionais e locais protagonizam ópera que exalta o amor, a perda e o desejo no dia 12 de setembro, às 19h00

Em palco, nove artistas internacionais – cinco músicos e quatro solistas –, o coro formado por 20 artistas locais de quatro associações culturais do território feirense e a narradora Maria Mata, transmitem, sempre na perspetiva feminina de Layla & Eurydice, as particularidades da visão destas duas culturas, centradas no amor, na perda e no desejo. Os músicos que integram o coro da Ópera Orfeo & Majnun pertencem ao CIRAC – Círculo de Recreio, Arte e Cultura de Paços de Brandão, à Casa de Gaia – Centro de Cultura, Desporto e Recreio de Argoncilhe, ao Centro de Cultura e Recreio do Orfeão da Feira e à Voltado a Poente – Associação Cultural.

Orfeo & Majnun é um projeto intercultural, interdisciplinar e inclusivo, alicerçado nos valores humanos que unem a diversidade cultural de duas narrativas: o mito grego Orfeo & Majnun e a história árabe de amor entre Layla e Majnun. O projeto sobe ao palco do Cineteatro António Lamoso a 12 de setembro, às 19h00, integrada na programação do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira. O projeto promove um conjunto de processos participativos com cidadãos de várias gerações e contextos culturais e sociais. Enquanto cocriação em itinerância por várias cidades europeias, em cada território que encontra celebra a abrangência e a diversidade das comunidades e dos seus artistas que recorrem às mais diversas linguagens para se expressarem sobre a tríade de emoções que pontua o projeto: o amor, a perda e o desejo.

Em Santa Maria da Feira, cidade que encerra este projeto europeu, o Orfeo & Majnun integra a programação do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua, com diferentes iniciativas e ações, culminando com a Ópera Orfeo & Majnun.

Cofinanciado pelo Programa Europa Criativa da União Europeia, o projeto Orfeo & Majnun tem como parceiros o Festival d’Aix-en-Provence, La Monnaie / De Munt, Krakow International Festival, Operadagen Rotterdam, Município de Santa Maria da Feira, European Capital of Culture Valleta 2018 e Wiener Konzerthaus.

A Ópera Orfeo & Majnun tem entrada gratuita e lotação limitada. A reserva dos bilhetes pode ser efetuada em www.bol.pt. Os espetáculos que integram o Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua cumprem com as recomendações de saúde e segurança da DGS. O programa completo da 20ª edição do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua está disponível em www.imaginarius.pt.