Exposição “Mezinha Antivírus” patente na biblioteca municipal de Ovar

José António Maia de Almeida, autor da exposição, desenvolve desde muito jovem o seu interesse por fotografia, desenho, pintura, escultura e outras formas de expressão artística

A exposição “Mezinha Antivírus – Autómatas & Esculturas em Papel”, autoria de Zé Maia, está patente na biblioteca municipal de Ovar. O autor desta mostra inspirou-se durante o cerco sanitário que rodeou o território ‘ovarense’ em maio de 2020 e encontrou na montagem de autómatas em papel e madeira a solução para combater esse isolamento.

O artista vareiro, que assume os rabiscos de rua (“urban sketchers”) como hobby, colocou aquela atividade em suspenso de forma a ocupar o seu tempo com o fabrico e montagem de autómatas – mecanismos que se operam com movimentos repetitivos de maneira manual e automática, imitando movimentos humanos em papel e madeira. Durante o período supramencionado, o território vareiro também serviu de inspiração para alguns trabalhos esculpidos em papel. Assim, a exposição “Mezinha Antivírus – Autómatas & Esculturas em Papel” resulta numa vasta coleção de peças pelo artista, arquitetadas e começadas em plena cerca sanitária, mas que se prolongaram para além do confinamento como forma de superação e recriação das adversidades colocadas pelo contexto pandémico.

A exposição de entrada gratuita é aberta a todos os públicos e pode ser visitada dentro do horário de funcionamento da biblioteca municipal de Ovar, de segunda-feira a sexta-feira, entre as 10H e as 19H, e ao sábado entre as 09:30H e as 13:30H.

Samuel Úria e os Linda Martini no Centro de Arte de Ovar

 O artista português Samuel Úria vai pisar o palco da sala principal do Centro de Arte de Ova. O espetáculo está agendado para as 21:30H do próximo dia 04 de fevereiro, mas no dia anterior o cantor vai orientar uma oficina, denominada por “Palavras Cantadas”, na Escola de Artes e Ofícios de Ovar. A entrada é gratuita, mas é preciso inscrição prévia. Também os Linda Martini vão atuar em Ovar, mais concretamente no centro de arte local. O espetáculo ocorrerá no dia 08 de abril e os interessados já podem adquirir os seus ingressos.