Música, cinema ou aprendizagem criativa inauguram programação cultural do município de Ovar

A Câmara Municipal de Ovar aposta numa programação variada para inaugurar a agenda cultural de 2022, tendo incluído na programação atividades como concertos, cinema ou aprendizagem criativa.

No fim-de-semana seguinte – 14 e 15 de janeiro – o cantor brasileiro Alceu Valença atuará no Centro de Artes local para apresentar um novo concerto de voz e violão, intitulado de ‘Solo’. Ainda na área musical, a 28 de janeiro o Centro de Arte de Ovar apresenta ‘There’s no Knowing’, projeto de Joana Gama, ao piano, a que se junta a eletrónica de Luís Fernandes. Já em fevereiro, Samuel Úria subirá ao palco do CAO no quarto dia daquele mês para apresentar “Canções do Pós-Guerra”, o seu mais recente disco. O cantor português vai estar ainda em Ovar na semana que antecede o seu concerto, para dirigir uma oficina destinada a músicos profissionais e amadores do concelho, mas que será aberta a todos os públicos no dia 03 de fevereiro.

Noutro trâmite, nas manhãs de 15 e 22 de janeiro, no âmbito da exposição ‘A Função Perdida dos Objetos’, patente no Museu Escolar Oliveira Lopes, será dinamizado um workshop online, orientado por Marco Moreira, intitulado por “Maquinando o Desenho – estratégias e práticas do desenho contemporâneo.” Esta oficina é gratuita, requer inscrição prévia e decorrerá entre as 09 e 12 horas dos dias acima referidos. Por sua vez, no dia 18 de janeiro regressa, à biblioteca municipal e às bibliotecas escolares, as oficinais de leitura com sessões para o público infantil, desta vez num ‘Encontro com a Escritora Ana Ventura’.

A 19 e 20 de janeiro, o Centro de Arte recebe ‘Passagem Secreta’, espetáculo multidisciplinar para todas as idades criado a partir da pesquisa sobre o sistema de comunicação das árvores através das raízes e dos conceitos de pertença e comunidade. Por fim, a sexta temporada da iniciativa ‘Shortcutz Ovar’ arranca com a exibição de ‘Távola de Rocha’, de Samuel Barbosa, a 21 de janeiro.

Estes são apenas alguns dos destaques da agenda cultural para o mês de janeiro e início de fevereiro, sendo que os interessados em obter mais informações podem consultar a programação completa no site ‘Ovar Cultura’.