Até ao final do semestre, a Sociedade de Turismo da Feira passará a Empresa Municipal

A Sociedade de Turismo de Santa Maria da Feira, que gere as Termas de São Jorge e promove iniciativas como as ceias e banhos medievais, passará a empresa municipal ainda este semestre. A mudança deverá ser formalizada este sábado em Assembleia Municipal, e acontece depois de a Câmara da Feira ter injetado “mais de 400.000 euros” nessa estrutura para lhe garantir liquidez financeira quando os sócios minoritários – então globalmente responsáveis por 50% do seu capital – estiveram indisponíveis para o fazer.

Reorganizadas essas percentagens, o município detém agora 98% da sociedade, pelo que, como explicou Emídio Sousa, Presidente da Câmara Municipal, submeter a estrutura a gestão municipal se impõe como “a solução mais adequada”. “Não havia outra forma de garantir a sobrevivência da sociedade e, se agora temos a quase totalidade do capital, não podemos facilitar”, garantiu Emídio Sousa.

A decisão obteve a aprovação unânime do executivo autárquico, que é liderado com maioria absoluta pelo PSD e integra elementos do PS. Falta agora que a medida seja confirmada pela Assembleia Municipal, onde a predominância entre os eleitos é igualmente social-democrata. Entretanto, estão a ser preparadas as “alterações burocráticas” necessárias para viabilizar o novo formato de gestão da sociedade e Emídio Sousa estima que o processo ainda demore “alguns meses”, durante os quais serão criados novos estatutos e designados os próximos órgãos sociais.

 

Saiba mais na edição de segunda-feira do Jornal N.

PUB

PUBLICAÇÕES RECENTES