PS sugere homenagem aos profissionais de Saúde na Rotunda do Hospital, mas a proposta é recusada

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Proposta apresentada na anterior Reunião de Câmara não recebeu concordância da facção social-democrata

 

No período anterior à Ordem do Dia, os vereadores do Partido Socialista levantaram questões relacionadas com a empreitada decorrente na Rotunda do Hospital de São Sebastião, pedindo mais do que “um simples arranjo paisagístico”. “Na altura, o Senhor Presidente tinha-nos informado que iríamos ficar surpreendidos com a obra que lá iria existir, e com o investimento que iria ser feito, mas aquilo a que nós assistimos é que houve pouca intervenção na rotunda, a não ser na parte do ajardinamento. Aquilo que gostaríamos de saber é se o famigerado investimento nesta rotunda se baseia apenas neste arranjo paisagístico, ou se existirá uma outra intervenção de um outro tipo neste local” – questionou, do lado socialista, Délio Carquejo. António Topa Gomes, vereador responsável pelo pelouro das Obras Municipais, esclareceu que está “centrada no arranjo paisagístico” da rotunda, e que a facção Norte do local não será intervencionada, por “ser seriamente afectada pela reconstrução do muro do Hospital”. O vereador adiantou ainda que a reconstrução do muro deverá arrancar “brevemente, já durante o próximo mês”.

 

Também o socialista António Bastos teceu considerações sobre a matéria em análise, reforçando uma sugestão que já tinha apresentado em sede de Reunião de Câmara anteriormente: a colocação de uma escultura no local. A peça homenagearia os profissionais de saúde, e também as vítimas provocadas pelo novo coronavírus. “Já tive oportunidade de apresentar uma sugestão para a Rotunda do Hospital, e no seguimento desse sugestão, face à concretização das obras de melhoramento do espaço verde envolvente, o Município poderia aproveitar o momento para homenagear todos os profissionais de Saúde ligados ao combate da Covid-19 e das próprias vítimas

que já partiram. Desde o dia 2 de Março que estes profissionais têm dado tudo de si próprios, com o seu maior empenho, dedicação e amor pelo próximo. Eles têm sido os heróis da Saúde dos feirenses e de toda a comunidade. Assim, proponho que a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira promova convites a escultores do país, de forma a que estes apresentem propostas, imagens a 3D do trabalho a desenvolver, de forma a que a peça seja um elemento relevante, com a escala adequada para o local” – sugeriu o vereador do PS. Emídio Sousa disse não estar prevista a colocação de qualquer figura no local. “Relembro que houve já uma homenagem aos profissionais de saúde no próprio Hospital, através da colocação de uma obra em cortiça feita por um artista de Santa Maria de Lamas, logo a seguir à primeira fase da pandemia. A Rotunda do Hospital vai continuar a chamar-se assim, e não prevemos a colocação e qualquer peça escultórica no seu centro” – esclareceu o edil.