Centros de saúde vão reabrir ao longo desta semana

O vereador socialista, Délio Carquejo, questionou o edil sobre a articulação da Câmara Municipal com o ACES-Feira/Arouca, uma vez que os centros de saúde continuam encerrados. “Algumas vezes as receitas não chegam a casa, as filas são enormes na entrada dos Centros de Saúde e impõem-se aqui um esclarecimento sobre a situação”, anunciou.

Emídio Sousa respondeu que, durante o período da pandemia, alguns polos das Unidades de Saúde Familiar (USF’s) foram encerrados. Nesse sentido, o atendimento aos doentes de Covid-19 passará a ser feito, temporariamente, em Santa Maria de Lamas, no Centro de Diagnóstico Pneumológico. Por outro lado, o serviço que estava lá instalado, passará a ser feito, também de forma provisória, na Unidade de Saúde de Lobão.

“A partir da próxima segunda-feira, 12 de outubro, vai-se iniciar a reabertura de todos os polos. Conta-se ter tudo resolvido até dia 19”, revelou o presidente do Município.

O edil deu ainda nota de que está a ser realizada a “vacinação maciça” contra a gripe nos profissionais de saúde e nos idosos, até dia 19 de outubro, sendo que, a partir dessa data, proceder-se-á à vacinação generalizada da população.