Santa Maria da Feira reivindica a reposição das freguesias extintas

Os eleitos da Assembleia Municipal do PSD, PS, CDS-PP, BE e CDU de Santa Maria da Feira aprovaram, por unanimidade, uma moção proposta pela CDU que solicita a reposição das freguesias extintas provocada pela reforma administrativa de 2012.

O documento foi apresentado pela CDU, no passado dia 26 de setembro na Assembleia Municipal, e reuniu 52 votos favoráveis. A votação unânime demonstra que as forças partidárias do concelho feirense concordaram ser um “imperativo democrático” reverter o processo de agregação e extinção que afetou 1.168 freguesias do país – 10 das quais em Santa Maria da Feira que passou de 31 para 21 freguesias.

No documento proposto pelo eleito da CDU, Filipe Moreira, lê-se que a reforma de 2012 foi alvo de “generalizada contestação e oposição por parte das populações e da esmagadora maioria dos órgãos autárquicos”, pelo que esta mudança “não trouxe ganhos financeiros, nem contribuiu para o reforço da coesão territorial; antes acentuou as assimetrias regionais já existentes.

Leia mais na edição impressa.