446 utentes dos lares de idosos na Feira já foram vacinados

Entre profissionais e utentes, contam-se 808 pessoas vacinadas. Segunda dose da vacinação contra a Covid-19, nos lares de idosos, deverá arrancar esta semana

O ACES Feira/Arouca já iniciou o programa de vacinação contra a Covid-19 em todas as instituições de lares de idosos do concelho de Santa Maria da Feira. No total, desde 18 de janeiro (data em que se iniciou o processo), já foram vacinados 446 utentes destas instituições e 362 profissionais que operam nos lares. A segunda dose da vacinação está prevista avançar esta semana.

Segundo as informações apuradas pelo Jornal N, todos os 17 lares do concelho foram abrangidos por este programa de vacinação e não se registaram situações graves de efeitos secundários provocados pela primeira toma da vacina. O ACES Feira/Arouca confirma isso mesmo ao referir que está a prosseguir com “todo o programa de vacinação previsto”, tendo vacinado a primeira dose em “todas as instituições do concelho”. Regista-se a exceção de três lares que tinham surtos identificados e que serão, entretanto, vacinados nos próximos dias. Note-se que dos 17 lares do concelho, 16 são da rede privada não lucrativa (IPSS’s) e um é da rede privada lucrativa.

Vacinação nos “lares ilegais”

Relativamente aos designados “lares ilegais”, tendo em conta as especificidades logísticas de transporte, armazenamento e preparação das vacinas no local, a vacinação destas pessoas (residentes em casas com reduzido número de utentes) será “melhor integrada” na fase que agora se inicia.

Segundo a supracitada entidade de saúde, as pessoas “estão identificadas” e serão vacinadas cumprindo as prioridades definidas pela tutela. Uma fonte da Câmara Municipal informou o Jornal N que estão identificadas oito residências a desenvolverem a resposta de lar, sem qualquer tipo de licenciamento (lares ilegais).

Leia mais na edição digital do Jornal N.