Audi e-tron GT: o superdesportivo 100% elétrico

A Garagem de Arrifana promoveu, na passada semana, um evento onde apresentou o Audi e-tron GT. Com uma estética irresistível, o novo e-tron GT é o expoente máximo da gama elétrica da marca dos quatro anéis.

Na presença de vários convidados, Alfredo Barros Leite, presidente do Conselho de Administração do Grupo Auto Soluções Mobilidade, aproveitou o evento para abordar a história do grupo empresarial que nasceu à 37 anos em Santo Tirso e para lembrar a forma como o GASM adquiriu a Garagem de Arrifana.

Alfredo Barros Leite lembrou a importância económica da região de entre Douro e Vouga e a oportunidade de, “termos agarrado numa empresa com mais de 70 anos de experiência”. Não obstante as dificuldades registadas nos últimos anos, Alfredo Barros Leite destacou a história da Garagem de Arrifana “como um dos principais ativos”.  O empresário acrescentou que, desde setembro de 2020, “o nosso Grupo tem tido um trabalho importante para convencer as pessoas de que já funciona tudo normalmente e, por isso, este evento serve não só para apresentar o Audi e-tron GT mas também para aproximar as pessoas da nossa organização e da renovada Garagem de Arrifana”.

Emídio Sousa, presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, iniciou a sua intervenção com um regresso ao passado. “Aproveito esta ocasião para recordar os meus tempos de estudante em S. João da Madeira”, disse. “Eu passava quase todos os dias frente às instalações da Garagem de Arrifana, pelo que esta empresa faz parte da minha memória”. Agora, assim assinalou o autarca, sobressai uma “grande satisfação” pela ação levada a cabo pelo Grupo Auto Soluções: a aquisição da Garagem de Arrifana. “Fiquei contente, pois percebi que a empresa teria uma nova vida. A minha presença é uma forma de agradecer o vosso empenho”. Emídio Sousa deixou ainda votos de êxito. “Tenho a certeza que vão ter sucesso, pois a região merece uma empresa como a vossa”, disse.

Lançado este ano no mercado nacional, o Audi e-tron GT era um dos carros elétricos mais aguardados em 2021. O novo Audi partilha grande parte da sua tecnologia com o Porsche Taycan e é o terceiro modelo 100% elétrica da marca alemã. Junta-se ao Audi e-tron e ao recém-lançado Q4 e-tron. O Audi e-tron GT está disponível em duas versões: GT quattro e RS GT quattro. Embora as versões partilhem a bateria de 85,7 kWh (93 kWh brutos) e os dois motores (um por eixo, tendo ambas tração integral), diferem em autonomia e performances. A versão de entrada tem uma potência máxima de 476cv e atinge os 100 km/h em 4.1 segundos. A versão RS é mais potente, com 598cv, sendo capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 3.3 segundos. A autonomia no modelo menos potente varia os 452 a 488 quilómetros, de acordo com o ciclo WLTP, baixando para os 433 a 472 quilómetros na variante mais vitaminada. A velocidade máxima está, na versão GT quattro, limitada a 245 km/hora, enquanto na variante RS chega aos 250 km/hora. O sistema elétrico assenta numa voltagem de 800V. Constituída por 396 células em 33 módulos, a bateria permite vários tipos de carregamento; AC de 11 kW e 22 kW e DC até aos 270 kW. Nesta última opção, bastam cinco minutos para conseguir uma autonomia a rondar os 100 quilómetros. Já o processo de recarregamento de 5 a 80% demora cerca de 23 minutos, segundo a Audi.  No habitáculo, temos um layout com dois ecrãs: o painel de instrumentos digital de 12.3 polegadas Audi Virtual Cockpit, bem como um sistema de infotainment de 10.1 polegadas.

O e-tron GT quattro tem 4,96 m de comprimento, 1,96 m de largura e 1,38 m de altura e a sua carroçaria é feita de fibra de carbono, alumínio e aço. O e-tron GT tem um coeficiente de penetração aerodinâmico com um valor Cx de apenas 0,24, o mais baixo de sempre num Audi de série. Para além dos cinco lugares para os ocupantes, a bagageira tem capacidade para 405 litros. À frente, existe ainda uma pequena mala com 85 litros.

Os preços do novo Audi e-tron GT quattro arrancam nos 107.000 euros aproximadamente. Já a versão RS está disponível desde 146.000 euros.