Câmara da Feira atribui benefícios sociais aos bombeiros voluntários e Cruz Vermelha

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira divulgou o Projeto de Regulamento de Concessão de Benefícios Sociais aos bombeiros do concelho e à Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Sanguedo, que foi recentemente aprovado. Este projeto de regulamento, em fase de consulta pública, define um conjunto de direitos e regalias, mas também os deveres destes voluntários no exercício das suas funções, e pretende contribuir para incentivar o voluntariado, bem como reconhecer a nobre função do voluntário, verdadeiro exemplo de abnegação, coragem, dedicação, competência e zelo em prol da comunidade.

Dos diferentes benefícios sociais previstos, destacam a atribuição de um seguro de acidentes pessoais, gerido pela Câmara Municipal, e de um subsídio anual de apoio à habitação a cada bombeiro ou elemento da CVP, de acordo com a tabela definida no regulamento, no máximo de 250 euros. Os beneficiários terão acesso gratuito às piscinas, ginásios, espaços museológicos e aos eventos culturais Viagem Medieval e Perlim. Está igualmente definido um desconto de 10% na aquisição de bilhetes para os espetáculos da programação oficial do Cineteatro António Lamoso. As refeições escolares e atividades de apoio à família nos Jardins-de-infância e Escolas Básicas de 1º Ciclo da Rede Pública do concelho passam a ter um tarifário igual ao valor dos alunos do Escalão A para os descendentes dos beneficiários.

O socorro às populações em caso de acidentes, catástrofes ou calamidades é uma missão desenvolvida pelas corporações de bombeiros e pela Cruz Vermelha Portuguesa, assumindo uma ação determinante no bem-estar das populações que servem, com dedicação, empenho e sacrifício pessoal e familiar.