Câmara da Feira vai construir percurso pedonal e ciclável junto ao rio Cáster

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira vai construir a “Ciclovia da Feira – Percurso Urbano do Cáster”, num total de 2.665 metros, privilegiando um canal natural: o rio Cáster. A abertura do concurso público para a construção da ciclovia já foi aprovada, com um valor base de cerca de 765 mil euros e com o prazo de execução de um ano.

A ciclovia prevê, nesta primeira fase, a execução do Traçado Estruturante: troço n.º 1 – entre as Rua das Fogaceiras e a Avenida Dr. Belchior Cardoso da Costa; troço n.º 2 – entre o Largo de Camões e a Rua da Escola, e o troço n.º 4 – entre a Rua da Escola e a Alameda Fernando Pessoa. Posteriormente, surgirá ainda o Traçado Complementar (Troço 3), entre a EB 2, 3 Fernando Pessoa e a EB1 da Macieira.

Na última década, segundo o presidente da Câmara Municipal, Emídio Sousa, a estratégia da autarquia está voltada para o “incentivo aos modos ativos de mobilidade”, com a criação de percursos cicláveis em pontos estratégicos do concelho para, num futuro próximo, completar uma rede intra e intermunicipal. “Queremos criar alternativas ao uso do automóvel, contribuindo para uma melhor qualidade de vida dos nossos munícipes, ao mesmo tempo que qualificamos o espaço público”, explica o edil.

O Percurso Urbano do Cáster vai unificar a zona leste da cidade, tendo o núcleo histórico como principal centralidade, com a zona oeste, de expansão urbana recente, tirando sempre partido do rio Cáster para a sua implantação.

Leia mais na próxima edição do Jornal N.