Cinco projetos da área social vão ser apresentados a empresários no Europarque

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Cinco projetos inovadores na área social, que propõem respostas ajustadas às reais necessidades da comunidade e de grupos vulneráveis, vão ser apresentados a um painel de empresários, no dia 30 de setembro, às 14h30, no Europarque. A sessão, integrada no programa do VII Mosaico Social, é aberta a todos os investidores interessados.

O objetivo deste encontro é dar a conhecer as potencialidades de cada um dos projetos e captar investimento através de programas de responsabilidade social e cidadania empresarial, que se traduzirão em ganhos de imagem e visibilidade, para além de um crescimento económico mais sustentável das empresas envolvidas. As propostas a apresentar tocam em áreas como a domiciliação de cuidados a pessoas acamadas ou com problemas de saúde mental, o descanso e acompanhamento dos cuidadores e a compra de bens e serviços pelas IPSS a preços mais competitivos, através de uma central de compras.

Os cinco projetos foram desenvolvidos no âmbito da pós-graduação “Gestão das Organizações da Economia Social – Investimento de Impacto no Território de Santa Maria da Feira”, promovida município feirense em parceria com a ATES – Área Transversal de Economia Social da Universidade Católica Portuguesa e INDAQUA – Indústria de Gestão de Águas, cujo protocolo foi assinado em junho de 2019, no âmbito do VI Mosaico Social. As empresas podem associar-se a um dos projetos de diversas formas, investindo à sua dimensão, seja através de apoio financeiro, voluntariado empresarial, cedência de bens ou serviços, recursos humanos, materiais ou logísticos, know-how, investimento social, donativos ou adesão a bens e serviços propostos.

A sessão pitch para apresentação de cada um dos projetos será moderada por Helena Loureiro, representante da região Norte na Estrutura de Missão Portugal Inovação Social, que estará acompanhada por Filipe Pinto, professor da pós-graduação – Área Transversal da Economia Social da Universidade Católica Portuguesa (Porto). A temática da capacitação ao investimento de projetos de impacto será abordada por Américo Mendes, também professor da pós-graduação e representante da ATES. Ricardo Grazina, administrador da Indaqua Feira, abordará os impactos positivos dos programas de responsabilidade social e cidadania empresarial no desenvolvimento sustentável das comunidades locais.

Os investidores interessados em participar na sessão pitch devem inscrever-se através do email mosaicosocialfeira@gmail.com.

O Mosaico Social iniciou em junho passado num formato misto, presencial e online, com um programa de atividades que se estende por um ano, centrado nos novos desafios e exigências do Cuidar. O evento mantém a sua essência de espaço de encontro, homenagem, debate, reflexão e partilha boas práticas, envolvendo os 120 parceiros da Rede Social concelhia. “Cuidar do presente a pensar no nosso futuro” é o tema central que sustenta todo o programa, que decorre até junho de 2022.