Colégio de Lamas recebe distinção da Apple

Diretora do Colégio de Lamas considera o reconhecimento como um “marco estratégico” para o estabelecimento de ensino localizado em Santa Maria de Lamas

O Colégio de Lamas é a primeira escola portuguesa a ser distinguida como Apple Distinguished School, ou seja, “uma escola de inovação, de excelência educacional e de liderança”.

Esta distinção da Apple reconhece a estratégia e o trabalho na inovação do ensino e da aprendizagem utilizando a tecnologia, iniciado há quatro anos pelo Colégio de Lamas, com o objetivo de desenvolver um modelo de aprendizagem mais intuitivo, colaborativo e autónomo. A utilização do iPad, em regime de um para um, por todos os alunos do 1.º ao 12.º ano, tem sido o motor de um ambicioso plano de inovação e criatividade, que tem permitido  a constante exploração e descoberta de novas formas de integrar a tecnologia como  suporte de melhores aprendizagens e melhores resultados. Esse modelo pedagógico assenta em pilares fundamentais da prática educativa do Colégio de Lamas, tais como: as metodologias ativas, que têm por base dinâmicas de ‘project-based learning’; a inovação digital, suportada pelos recursos da Apple Education e pelo iPad; e o aluno protagonista, que desenvolve uma atitude criativa, inovadora e flexível perante a aprendizagem.

“Ser uma Apple Distinguished School significa inovar, colaborar, partilhar e conectar-se com o mundo, combinando sinergias em comunidade, para alcançar objetivos comuns. Acreditamos que a tecnologia Apple é uma ferramenta poderosa que abre oportunidades de acesso à informação e ao conhecimento, potenciando o pensamento crítico e criativo dos alunos, que se implicam em ações de mudança para um mundo melhor. Este modelo pedagógico foi desenhado a pensar nos futuros cidadãos e no impacto que as suas ações terão na construção de um mundo mais sustentável e humanista” – afirma Joana Vieira, Diretora do Colégio de Lamas.

Leia mais na próxima edição do Jornal N.