Os “Dias do Burgo” estão a chegar a Santa Maria da Feira

Novo projeto deverá iniciar-se a 10 de junho, durante os fins-de-semana, e será gratuito para todos os residentes no concelho de Santa Maria da Feira

Recriações da História de Portugal, cortejos medievais, o rufar dos tambores e outras experiências intimistas vão ocupar Santa Maria da Feira – desde o centro histórico da cidade até ao Castelo. “Dias do Burgo” é o novo projeto que a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e a Empresa Municipal Feira Viva – Cultura e Desporto apresentaram esta manhã e tem data de início prevista para 10 de junho, Dia de Portugal.

No Centro Histórico, que será designado “Burgo da Villa”, o comércio local e a sua oferta gastronómica irão “conquistar” todos os visitantes. O Castelo da Feira será o ícone das experiências de fim-de-semana. A Quinta do Castelo, recentemente intervencionada pela Câmara Municipal, tal como a Igreja Matriz e o Museu Convento dos Lóios, serão também palcos desta experiência onde o tempo recua a cada fim-de-semana.

Com momentos históricos, animações, intervenções imersivas, a visita ao Castelo será obrigatória a todos os convidados que escolherem Santa Maria da Feira para o seu destino de fim-de-semana. Estas experiências serão gratuitas para todos os residentes no concelho de Santa Maria da Feira.

Pela qualidade e diversidade das suas competências, o movimento associativo é um dos parceiros privilegiados da Câmara Municipal e da Feira Viva, que irá protagonizar os momentos de animação cultural do “Dias do Burgo”.

O investimento desta primeira temporada deverá atingir os 200 mil euros, podendo chegar aos 750 mil no prazo de três anos. Ao fim desse tempo, a pretensão é que o projeto seja autossustentável e consiga atingir uma média de 100 mil visitantes por ano. No âmbito deste projeto, a Câmara Municipal irá intervir no mobiliário urbano, entre o centro histórico e o Castelo, substituindo bancos de jardim, floreiras, iluminação, sinalética e também o Parque Infantil da Quinta do Castelo, com o intuito de remeterem os visitantes à época medieval.

Atentos ao público nacional e internacional, a pensar nas famílias, nos residentes e nos stakeholders locais, os “Dias do Burgo” irão focar-se nos momentos da História de Portugal proporcionando experiências mais intimistas aos seus convidados, através da fusão entre a cultura, entretenimento, História, gastronomia, património material e imaterial.