Federação das Coletividades realiza “Feira com Tradições Online”

Dando seguimento à reunião realizada a 17 de Abril, o grupo de trabalho da área do Folclore da Federação das Coletividades de Cultura e Recreio do Concelho de Santa Maria da Feira vai organizar a “Feira com Tradições Online”  com data de abertura marcada para o próximo domingo, 30 de Maio, pelas 18h00, e estende-se ao restante ano e ao Cortejo Etnográfico, a realizar a 3 de Outubro.

Após a reunião, que envolveu as associações que deram “contributos relevantes” para as ações a realizar na área do Folclore, durante o ano de 2021, em contexto da pandemia de Covid-19, apresenta-se o seguinte plano:

  • “Feira com Tradições Online” – Sessão de Abertura

Será realizada uma sessão de abertura, a 30 de maio – Dia Nacional do Folclore – via plataforma “Microsoft Teams”, pelas 18h00 e com programa a informar, onde será realçado o contributo dos Grupos de Folclore nas iniciativas promovidas por esta Federação.

  • “Feira com Tradições Online” – Projetos promovidos pelos Grupos de Folclore

A decorrer nos meses de Junho e Julho , através da “Microsoft Teams”, e consistindo na apresentação dos trabalhos no âmbito do Folclore, registados em formato digital e disponibilizados para o efeito pelas associações aderentes. Após a respetiva calendarização serão fornecidos links de acesso a todas as associações federadas, os quais podem e devem ser partilhados por todos os seus associados, por forma a alargar tanto quanto possível o número de participantes. Posteriormente esses mesmos vídeos serão disponibilizados nos meios digitais de divulgação para acesso livre de todos os interessados.

Serão apresentados trabalhos relacionados com diversas temáticas, tais como: crenças, contos, quadros etnográficos e tradições diversas, como: tanoeiro, pregueiras, devoção aos santos, ciclos do linho e do milho, etc…

Será realizadauma segunda edição de ações de apresentação pública no mesmo formato acima indicado, nos meses posteriores a Julho, para os projetos na área do Folclore.

O tempo de duração dos vídeos divulgados nas sessões de apresentação via “Microsoft Teams”, não deverá exceder consideravelmente os 30 minutos, podendo ser efetuadas mais do que uma ação de apresentação do mesmo trabalho, se assim o justifique.

  • Cortejo Etnográfico

O Cortejo Etnográfico realizar-se-á em modo semelhante a anos anteriores, a 3 de Outubro, pelas ruas de Santa Maria da Feira, em programa a definir e se as condições de saúde pública, em contexto da pandemia, o permitirem.