Feira: rede de saneamento traz lontras novamente ao Rio Uíma

No Rio Uíma, há vários anos que diversas entidades têm implementadas medidas com vista à melhoria da qualidade ambiental deste que é o principal curso de água do concelho de Santa Maria da Feira. Entre as ações que contribuem para este fim, está o aumento da extensão e da utilização das redes de saneamento.

Desde 2000, ano de início de atividade da Indaqua Feira, só na bacia de drenagem do Rio Uíma a rede de águas residuais cresceu aproximadamente 100 km. O investimento da empresa no alargamento da rede fez surgir mais de 5.500 novos ramais, garantindo o serviço de recolha de águas residuais a mais de 9.000 alojamentos, num total de 21 mil habitantes.

“O alargamento da rede de saneamento foi essencial para o devido encaminhamento das águas residuais que resultam da utilização doméstica, diminuindo de forma muito significativa o risco de contaminação dos cursos de água do concelho”, explica Daniel Cardoso, Diretor Geral INDAQUA Feira.  Igualmente significativas foram as ações de acompanhamento e fiscalização às indústrias, promovidas em parceria pela Câmara Municipal, Agência Portuguesa do Ambiente, Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente da GNR e a Indaqua Feira, que têm permitido identificar e mitigar potenciais focos de poluição das linhas de água.

Leia mais na próxima edição do Jornal N.

PUB

PUBLICAÇÕES RECENTES