Imaginarius: horta comunitária da Casa dos Choupos serve de palco para concerto

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Sinfonia das Hortas, pela Orquestra Criativa de Santa Maria da Feira, é o concerto que o Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua apresenta nos dias 11 e 12 de setembro, às 18h30, na Horta Comunitária da Casa dos Choupos.

Num cenário musical, de ambiente intimista, cerca de 50 músicos de diferentes idades – crianças, jovens, adultos e idosos – convidam o público a escutar a musicalidade natural do povo e da mãe-natureza. “A minha horta pequena”, “Alface”, “Viola na fonte”, “Saio para o campo”, “Borboletas”, “Sachada”, “Horta a noite”, “Couve-flor”, “O ar livre”, “flores” e “Sopa de legumes” são os sete movimentos e quatro solos que compõem o programa da Sinfonia das Hortas.

Trata-se de um ciclo de músicas que explora os espaços hortícolas do concelho de Santa Maria da Feira, numa partilha de experiências em torno de um interesse comum entre gerações.

No primeiro momento do Imaginarius, em maio, este projeto foi apresentado num formato digital, com três vídeos que procuraram unir a natureza, a sabedoria popular e a composição musical. Nos dias 11 e 12 de setembro, o projeto apresenta-se aos públicos Imaginarius em formato de concerto, ao vivo, proporcionando um momento musical ímpar.

A Orquestra Criativa de Santa Maria da Feira nasceu, em 2008, com o objetivo de tornar a Música acessível para Todos, fomentando a solidariedade e a transformação social através da cultura. Esta orquestra comunitária e intergeracional, de dimensão social e artística forte, não tem limites à participação, contribuindo para, a partir da prática musical em grupo, melhorar a vida das pessoas.

 O Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua decorre entre 9 e 12 de setembro, no espaço público e equipamentos municipais de Santa Maria da Feira. O programa completo está disponível em www.imaginarius.pt.