Irmãos feirenses sobem ao pódio nas Olimpíadas Portuguesas de Matemática

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

João Ribeiro, da EB 2,3 Fernando Pessoa, conquistou também uma medalha de bronze

Pelo terceiro ano consecutivo, os irmãos Tiago Mourão e Nuno Mourão conquistaram uma medalha de ouro e uma de bronze nas Olimpíadas Portuguesas de Matemática (OPM), respetivamente. Os irmãos naturais de Santa Maria da Feira concorreram em categorias diferentes: Tiago na Categoria B (10º, 11º e 12º anos), pela Escola Secundária de Santa Maria da Feira, e Nuno Mourão na Categoria A (8º e 9º anos), pela EB 2,3 Fernando Pessoa. No ano letivo 2021/2022, Tiago e Nuno vão competir na mesma categoria e irão desafiar-se mutuamente.

Há ainda a registar a conquista de outro aluno da EB 2,3 Fernando Pessoa, em Santa Maria da Feira: João Ribeiro (7.º ano) alcançou a medalha de bronze na categoria Júnior (6º e 7º anos).

A Sociedade Portuguesa de Matemática congratulou igualmente os estabelecimentos de ensino que conseguiram alcançar duas medalhas nesta competição: Grande Colégio Universal, no Porto; Colégio da Rainha Santa Isabel, em Coimbra; Escola Secundária de Ponte de Lima e a EB 2,3 Fernando Pessoa, em Santa Maria da Feira.

As Olimpíadas Portuguesas de Matemática dividem-se em três categorias: categoria Júnior (6.º e 7.º anos), categoria A (8.º e 9.º anos) e categoria B (10.º, 11.º e 12.º anos). Cada categoria, que conta com um total de 30 alunos, atribui três medalhas de ouro, três de prata e seis de bronze.

As Olimpíadas Portuguesas de Matemática são organizadas pela Sociedade Portuguesa de Matemática em parceria com o Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra, e contam com o apoio do Ministério da Educação, da Ciência Viva, da Fundação Calouste Gulbenkian, do Novo Banco, da Texas Instruments, da Happy Code e da Gradiva.