Museu de Lamas acolhe performance de narração oral com música e ilustração

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

No próximo dia 28 de novembro, o Museu de Santa Maria de Lamas recebe a performance de narração oral com acompanhamento musical e ilustração imersiva, “Um Conto Por Cais… Na Rota de Magalhães”.

A 20 de setembro de 1519, Fernão de Magalhães partiu de Sanlúcar de Barrameda como capitão-mor da então chamada “armada da especiaria”, que tinha por objetivo chegar às Molucas rumando para ocidente. Iniciava-se assim aquela que foi a mais extraordinária viagem marítima de todos os tempos. Nem Magalhães ou os seus homens sabiam que a expedição mudaria o curso da história: eles seriam os primeiros a dar a volta ao mundo.

“Um conto por cais… na Rota de Magalhães” propõe percorrer parte do roteiro de viagem através da escuta de contos tradicionais oriundos dos diferentes portos onde a armada atracou. A herança cultural imaterial, que faz parte de um imaginário coletivo comum, serve de mote para a performance apresentada. No cenário, um mapa em grande formato para ajudar a visualizar o caminho; uma Contadora de Histórias, um Músico e uma Artista Plástica vão percorrer parte da viagem, atracando num cais e contado um conto, ao som de instrumentos e melodias originárias dessas paragens e, simultaneamente, com momentos de ilustração imersiva através da projeção analógica em grande tela.

O espetáculo decorre às 11h00 e às 15h30, tendo uma duração prevista de 45 minutos e é dirigida ao público em geral. É obrigatória a marcação prévia através do 22 744 74 68 ou geral@museudelamas.pt  .

Ficha Técnica

Conceção e Texto: Virgínia Millefiori

Sonoplastia e Arranjos Musicais: Hélder David Duarte

Ilustração Imersiva: Margarida Canastro

Direção e Interpretação: Projeto “Oxalá”: Hélder David Duarte, Margarida Canastro e Virgínia Millefiori