Museu de Lamas integra a lista de espaços apoiados pelo ProMuseus 2021

O ProMuseus é um programa de caráter financeiro, gerido pela Direção-Geral do Património Cultural e destinado a promover a qualificação dos museus credenciados na Rede Portuguesa de Museus, não dependentes da administração central. Com esta aprovação e inclusão do projeto no ProMuseus, o Museu de Lamas vê mais uma vez reconhecida a sua valia e importância no panorama museológico nacional, que visa melhorar as condições de proteção do seu acervo e da própria frequência de público nas suas áreas expositivas.

Mediante submissão de um projeto que visa o solucionamento definitivo de algumas problemáticas e lacunas relacionadas com segurança e que prevaleciam há décadas, dada a pertinência e elegibilidade da proposta submetida, o Museu beneficiará de um financiamento que abarcará parte da atualização e incremento de sistemas de deteção de intrusão; videovigilância e renovação de planos de contingência e segurança.

Em 2021, tendo por enquadramento o Programa “Garantir Cultura” do Ministério da Cultura e uma especial atenção à mitigação dos efeitos da crise pandémica, foi aberto novo concurso do ProMuseus com uma dotação global de um milhão de euros e definindo como áreas preferenciais a apoiar: Parcerias; Transformação digital; Estudo, investigação e exposições; Divulgação; Mediação e educação. Em virtude dessas prerrogativas, dos 101 projetos apresentados a concurso, serão apoiados 59 projetos e o Museu de Lamas integra a listagem de espaços apoiados pelo programa.