Sónia Almeida: “Foi um início de ano que correu dentro da normalidade. Após os anos conturbados da pandemia, sinto que estamos a voltar aos eixos.”

Sónia Almeida é professora de 3º ciclo e secundário na área da biologia e geologia. É também mãe de três jovens, e integra há cerca de dez anos a Associação de Pais do Agrupamento de Escolas Ovar Sul, órgão que preside há três anos. Foi no Centro Escolar da Regedoura, em Válega, que encontramos uma escola moderna, limpa, colorida e sobretudo com equilíbrio entre o moderno e o intemporal.

Enquanto presidente da associação, foi responsável, entre outras iniciativas, pela construção de uma casa de brincar que se encontra no recreio da escola, da pintura de jogos tradicionais no chão, assim como do serviço de acolhimento e prolongamento – uma parceria com um centro de estudos que garante local seguro para crianças que não tenham onde ficar antes ou depois das aulas (o número mínimo para a escola garantir o serviço é de dez crianças, requesito que a escola de Válega não cumpre).

Como descreve o trabalho da associação nestes três anos em que a preside?

Esta associação é constituída maioritariamente por encarregados de educação do Centro Escolar da Regedoura, da Escola Monsenhor Miguel de Oliveira e do Jardim de Infância do Carvalho.

 

Leia a entrevista na íntegra na nossa edição impressa. 

Artigos Relacionados