Linha do Vouga: jovens socialistas querem prolongamento até à Universidade de Aveiro

Jovens socialistas da região defendem que a Linha do Vouga seja prolongada até à Universidade de Aveiro

 

No encontro que aconteceu no sábado, na estação ferroviária em S. João da Madeira, marcou presença o secretário-geral da JS e deputado à Assembleia da República, Miguel Costa Matos, e os presidentes das estruturas locais de S. João da Madeira e Santa Maria da Feira, Daniel Pardal Oliveira e João Figueiredo, respetivamente, entre outros militantes.

No âmbito da consulta pública do Plano Ferroviário Nacional, que decorre até 28 de fevereiro, jovens socialistas de S. João da Madeira, Santa Maria da Feira e Oliveira de Azeméis juntaram-se para defender o prolongamento da Linha do Vouga até à Universidade de Aveiro, uma pretensão que é partilhada pelo líder nacional da JS.

Miguel Costa Matos deslocou-se a S. João da Madeira para se associar a esta iniciativa, que considera “uma ambição legítima que iria melhor servir os jovens que estudam na Universidade de Aveiro provenientes desta cidade, mas também de Espinho, Santa Maria da Feira, Oliveira de Azeméis, Albergaria-a-Velha e Águeda”.

Por seu turno, o presidente da concelhia da JS de S. João da Madeira, Daniel Pardal Oliveira, salienta que “este é mais um contributo para a reflexão”. Numa altura em que a ferrovia voltou a estar no centro da discussão política, esta ação pretendeu “assinalar a relevância que o PS atribui à ligação à Universidade de Aveiro, que seria também muito importante para os jovens da região”.

João Figueiredo, presidente da JS de Santa Maria da Feira concorda. “Com as requalificações previstas para a Linha do Vouga, que finalmente está a ser valorizado e tem financiamento aprovado, consideramos absolutamente fundamental estudar a ampliação da Linha do Vouga à Universidade de Aveiro”, destaca.

Recorde-se que o Governo prevê, também, a reabilitação e eletrificação de toda a linha; o aumento da oferta e aquisição de material circulante; a reabilitação das estações; a alteração da localização de apeadeiros para juntos dos novos aglomerados urbanos; automatização da bilhética e inclusão no sistema Andante; e uma ligação mais rápida, barata e confortável ao Porto.

Artigos Relacionados