“Cidadão.Hosp” ajuda utentes a obter certificado digital de vacinação

Através da criação do gabinete “Cidadão.Hosp”, os utentes do hospital Dr. Francisco Zagalo (HFZ), em Ovar, podem contar com o apoio deste serviço de saúde para a obtenção do certificado digital de vacinação contra o vírus da covid-19. Este serviço funciona semanalmente e por marcação, entre as 17H e as 18H e destina-se a utentes do HFZ.

A implementação desta medida, afirma o presidente do Conselho Diretivo do hospital de Ovar, Luís Miguel Ferreira, revela a “preocupação constante” que o HFZ tem em estar “cada vez mais próximo da comunidade”, procurando “melhorar sempre” o serviço que presta. “Continuamos a encarar a aposta na tecnologia e na desmaterialização como um dos grandes pilares da nossa atuação, promovendo a literacia digital em saúde” – concluiu.

Para a responsável do Serviço Social e Gabinete do Cidadão daquela unidade hospitalar, Helena Alçada, esta trata-se de uma medida de “envolvimento dos cidadãos com as novas tecnologias.” “Muitos cidadãos têm hoje em dia muitas necessidades em se integrarem neste novo paradigma e, nesse sentido, esta iniciativa ajuda a inverter esta tendência” – sublinhou.

Segundo a dinamizadora deste projeto, Mara Aleixo, o objetivo passa por “ajudar o cidadão a promover a sua literacia da saúde e o acesso à informação pela via tecnológica e digital.”

O certificado digital covid da União Europeia é um documento que constitui prova de que uma pessoa foi vacinada contra a covid-19, ou recebeu um resultado negativo num teste, ou recuperou da doença provocada pelo coronavírus.

Para além de ajudar os utentes na obtenção do certificado digital de vacinação contra o vírus da covid-19, o gabinete “Cidadão.Hosp” visa, ainda, ajudar os utentes a lidar com as novas ferramentas digitais, como no acesso à receita sem papel, no registo no portal do Serviço Nacional de Saúde e ativação da Chave Móvel Digital.