“Cidadão.Hosp” ajuda utentes a obter certificado digital de vacinação

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Através da criação do gabinete “Cidadão.Hosp”, os utentes do hospital Dr. Francisco Zagalo (HFZ), em Ovar, podem contar com o apoio deste serviço de saúde para a obtenção do certificado digital de vacinação contra o vírus da covid-19. Este serviço funciona semanalmente e por marcação, entre as 17H e as 18H e destina-se a utentes do HFZ.

A implementação desta medida, afirma o presidente do Conselho Diretivo do hospital de Ovar, Luís Miguel Ferreira, revela a “preocupação constante” que o HFZ tem em estar “cada vez mais próximo da comunidade”, procurando “melhorar sempre” o serviço que presta. “Continuamos a encarar a aposta na tecnologia e na desmaterialização como um dos grandes pilares da nossa atuação, promovendo a literacia digital em saúde” – concluiu.

Para a responsável do Serviço Social e Gabinete do Cidadão daquela unidade hospitalar, Helena Alçada, esta trata-se de uma medida de “envolvimento dos cidadãos com as novas tecnologias.” “Muitos cidadãos têm hoje em dia muitas necessidades em se integrarem neste novo paradigma e, nesse sentido, esta iniciativa ajuda a inverter esta tendência” – sublinhou.

Segundo a dinamizadora deste projeto, Mara Aleixo, o objetivo passa por “ajudar o cidadão a promover a sua literacia da saúde e o acesso à informação pela via tecnológica e digital.”

O certificado digital covid da União Europeia é um documento que constitui prova de que uma pessoa foi vacinada contra a covid-19, ou recebeu um resultado negativo num teste, ou recuperou da doença provocada pelo coronavírus.

Para além de ajudar os utentes na obtenção do certificado digital de vacinação contra o vírus da covid-19, o gabinete “Cidadão.Hosp” visa, ainda, ajudar os utentes a lidar com as novas ferramentas digitais, como no acesso à receita sem papel, no registo no portal do Serviço Nacional de Saúde e ativação da Chave Móvel Digital.