Igreja da Misericórdia de Santa Maria da Feira reabre portas com “nova vida”

Obra foi inaugurada com a celebração de uma missa solene com a bênção do novo órgão de tubos, construído na Bélgica

Ao fim de quatro anos, as portas da Igreja da Misericórdia em Santa Maria da Feira abriram ao público. A obra foi inaugurada na passada sexta-feira, 23 de julho, com a celebração de uma missa solene com a bênção do novo órgão de tubos e com a presença do Bispo do Porto, Dom Manuel Linda.

Na cerimónia estiveram ainda presentes várias entidades, entre as quais, o presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, o presidente da Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, António Cunha e o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Santa Maria da Feira, Miguel Ferraz.

A recuperação e reabilitação da Igreja da Misericórdia de Santa Maria da Feira foi financiada pelo programa Norte 2020, através do projeto Miserere, pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, pela Santa Casa da Misericórdia de Santa Maria da Feira e os seus Irmãos e ainda pela comunidade feirense. Conceição Alvim Ferraz foi a responsável técnica pela execução do projeto. “No que diz respeito ao projeto Miserere está praticamente concluído. Existe uma zona que não foi financiada pelo projeto que ainda está em construção, que é a zona da formação”, clarificou a responsável pela obra Conceição Alvim Ferraz. Miguel Ferraz no seu discurso agradeceu a todas as entidades que ajudaram a dar uma nova vida à “velha igreja da Misericórdia da Feira”.

Emídio Sousa referiu que a igreja era um espaço que estava em decadência e que precisava da intervenção. Parabenizou a responsável pela obra, sublinhando que “esta casa ficou magnífica”. Conceição Alvim Ferraz faz um balanço “francamente” positivo da obra. “Acho que a igreja está muito melhor, está uma igreja alegre”. Na igreja reabilitada, o órgão foi desenhado para se adequar à decoração da igreja, com as sugestões da responsável da obra e, construído na Bélgica pela mão do mestre Jean Bruggeman. Depois da celebração da missa, seguiu-se uma visita à igreja renovada, dirigida por Conceição Alvim Ferraz, explicando todos os pormenores da obra.

Leia mais na edição impressa/digital do Jornal N.

Artigos Relacionados