Foi no ano de 2017 que Leandro Vieira foi vítima de agressão na escola, um incidente que mudou a sua vida para sempre. Uma queda na sequência da agressão provocou uma hemorragia subcutânea que o deixou profundamente incapacitado. À guarda da irmã e sem apoio do Estado, lança agora uma campanha de angariação de fundos para continuar a assegurar os seus cuidados.
O jovem feirense já foi submetido a 28 operações. “Tenho sido um lutador, a minha vida tem sido vivida segundo a segundo. Também tenho 2 válvulas cerebrais e PEG [Gastrostomia Percutânea Endoscópica]. Acharam que eu não tinha salvação e fui mandado para casa para morrer junto dos meus. Mas a minha irmã e a família nunca desistiram de mim e fui colocado numa clínica onde sou muito feliz e quando tinha perdido a esperança ela apareceu. Tenho tido respostas e melhorias dia após dia, já ponho de pé, já como devagar por mim e até já consigo falar”, refere o jovem. No entanto, as ajudas do Estado “tardam em chegar” e a família enfrenta a possibilidade de ter de retirar Leandro da Sénior Residence, instituição que o acolhe em Santa Maria da Feira e onde tem conseguido enormes progressos na sua condição. “A minha irmã não consegue ajudar sozinha para uma despesa mensal de 2500 euros na clínica”, explica o jovem que criou um crowdfunding na plataforma GoFundMe.
“Tenho lutado todos os dias e precisava da vossa ajuda para ficar na clínica até final de este ano. O próximo ano não sei, mas pelo menos deixar-me viver este ano com as condições que preciso e a ter as melhorias que preciso, pois tenho muitos sonhos ainda pela frente e só tenho 20 anos”, apela.
A família espera reunir cerca de 12 mil euros e, dessa forma, garantir a continuidade dos tratamentos.
Para apoiar o Leandro pode aceder através do link: www.pt.gofundme.com/f/ajudar-o-leandro-a-sonhar-de-novo .