Município assinalou Dia Mundial do Cancro com a sessão pública “(In)formar para prevenir”

Comportamentos de risco, como o tabagismo ou a exposição excessiva ao sol, foram vertentes abordadas na sessão pública “Cancro – (In)formar para prevenir”, que decorreu no último sábado, Dia Mundial do Cancro (4 de fevereiro) na Biblioteca Dr. Renato Araújo, numa parceria entre a Câmara Municipal de S. João da Madeira e o Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga.

A importância da prevenção e dos rastreios, bem como a apresentação de dados estatísticos sobre os cancros mais frequentes em Portugal e os seus níveis de incidência, sem esquecer os tratamentos, foram outros aspetos referidos na intervenção de Manuela Machado, médica responsável pelo serviço de oncologia do Cento Hospitalar de Entre Douro e Vouga (CHEDV).

Acompanhada na mesa pela vereadora Irene Guimarães, responsável pela área da saúde na Câmara Municipal de S. João da Madeira, a especialista apresentou uma perspetiva fundamentada sobre aspetos comportamentais cientificamente associados à prevenção da incidência da doença oncológica, assim como dados que caracterizam esta doença na nossa região.

Artigos Relacionados

Como comemos!

A alimentação é fonte de energias e nutrientes, mas também de boa parte das experiências hedónicas e simbólicas dos consumidores.

Ler mais »