Sérgio Vicente toma posse em sessão marcada pelo abandono socialista

A candidatura do Partido Social Democrata à Assembleia de Freguesia de Cortegaça foi a mais votada pelos eleitores ‘cortegacenses’, fruto dos 1 163 votos alcançados. Reunindo 56,24% da preferência dos votantes, a lista encabeçada por Sérgio Vicente alcançou a maioria absoluta e conquistou seis mandatos para a assembleia. O Partido Socialista ficou em segundo lugar – 603 votos, que representam 29,16% da votação – e elegeu três mandatos.

Sérgio Vicente, Miguel Coelho, Luciana Sousa, Márcia Rola, Florbela Rodrigues, Jorge Miguel Silva, Américo Silva Dias e Sílvia Oliveira foram os eleitos resultantes do sufrágio do passado dia 26 de setembro, tendo tomado posse na última sexta-feira, dia 15 de outubro, aquando da instalação dos órgãos autárquico e deliberativo da Assembleia de Freguesia de Cortegaça. Composta a assembleia, o executivo da Junta de Freguesia de Cortegaça foi a votação. Com seis votos a favor e três em branco, a lista apresentada pelo Partido Social Democrata foi eleita. Assim, Florbela Silva Rodrigues foi nomeada tesoureira e Paulo Pinho secretário.

De forma a recompor a Assembleia de Freguesia, foram eleitos os seguintes nomes: Cláudia Cristina Morais, António Alves de Sousa e Luís Manuel Violas. Recomposta a assembleia, o auditório estava pronto para assistir à votação e eleição da mesa.

Sérgio Vicente, enquanto elemento mais votado, presidia a Assembleia e questionou se havia mais alguma proposta para além da apresentada Partido Social Democrata. Miguel Coelho, candidato do Partido Socialista, fez uma curta intervenção, questionando Sérgio Vicente sobre se o Partido Socialista iria ter direito a discursar durante a sessão de tomada de posse. Após alguma troca de palavras e depois de perceber que não iria ter essa oportunidade, Miguel Coelho anunciou que os eleitos socialistas iam abandonar a sessão em sinal de protesto.

Já sem os socialistas na sessão, a mesa da Assembleia de Freguesia foi eleita com seis votos a favor. Luciana Sousa foi eleita presidente, Sílvia Oliveira a primeira secretária e Luís Manuel Violos segundo secretário.

“Que a democracia respeite a vontade das minorias, mas que a vontade das minorias não seja maior que o voto popular” – foi desta forma que o recém-eleito presidente da Junta de Freguesia de Cortegaça começou o seu discurso. Sérgio Vicente não se esqueceu do facto de ser o primeiro presidente da junta de Cortegaça a tomar posse pela terceira vez consecutiva e aproveitou a oportunidade para alavancar algumas das obras realizadas nos últimos oito anos.

“Em 2013 iniciámos a requalificação da rua Jornal O Povo de Cortegaça, bem como a execução dos passeios na praia de Cortegaça – já quase ninguém se lembra; em 2014 foi a vez do largo do Souto, do largo das Praças e do largo do Palácio; em 2015, criámos novas condições de acesso ao areal, deslocámos as bandeiras da avenida para a nova entrada da praia – quem se lembra ainda onde era hasteada a bandeira azul na nossa avenida; em 2016, iniciámos a requalificação do largo do Campo e da rua Olívio Florindo Cantinho; em 2017, foi a vez deste magnífico edifício – dignificando a Junta de Freguesia – e foi também o ano da construção da alameda Padre Manuel; em 2018, requalificámos a zona envolvente ao pavilhão gimnodesportivo, que é hoje um espaço que os seus fundadores se devem orgulhar; em 2019, ao fim de mais de 40 anos, chegou a vez de lançar a requalificação do bairro do SAAL – já concluída; em 2020, já em plena pandemia, não parámos e construímos o centro de BTT; em 2021, já no presente ano, iniciámos a requalificação do cemitério antigo – uma obra que vai trazer maior dignidade ao local – iniciamos a requalificação da escola do Gavinho e executamos a rotunda de acesso à passagem superior dos caminhos de ferro.”

Com olhos postos no futuro, Sérgio Vicente assume alguns compromissos, tais como o de “requalificar a avenida Senhora da Nazaré, deslocalizar o parque de campismo de Cortegaça, requalificar o Buçaquinho Merendeiro e requalificar a zona ribeirinha do Açúde.” O presidente da Junta de Freguesia afirmou, ainda, que a “construção de um polidesportivo descoberto, um parque infantil e balneários públicos na praia de Cortegaça serão, também, um desafio de futuro. A construção de uma ‘surf station’ e a construção do skate parque do Buçaquinho.” Uma maior aposta cultural e um melhoramento na comunicação com o cidadão também está entre as prioridades de Sérgio Vicente.

Artigos Relacionados