Selecionadas meninas fogaceiras para cumprir voto a S. Sebastião

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Sorteio realizou-se no passado dia 8 de janeiro. No total, inscreveram-se 129 meninas de todo o concelho

 Já são conhecidas as meninas do concelho de Santa Maria da Feira que, no dia 20 de janeiro, irão cumprir o voto ao mártir S. Sebastião, na Festa das Fogaceiras, integralmente vestidas de branco de fogaça à cabeça, uma tradição com mais de 500 anos.

O sorteio de seleção das meninas fogaceiras decorreu na manhã do dia 8 de janeiro, no Imaginarius Centro de Criação, na presença da vice-Presidente e vereadora da Educação, Desporto e Juventude, Cristina Tenreiro, do vereador da Cultura, Turismo, Bibliotecas e Museus, Gil Ferreira, do técnico municipal André Almeida e da voluntária da Festa das Fogaceiras, Paula Magalhães, que há largos anos colabora no recrutamento das meninas fogaceiras.

 Inscreveram-se, no total, 129 meninas de todo o concelho, à exceção da freguesia de Guisande. Para que também esta freguesia esteja representada, a Câmara Municipal irá reabrir as inscrições apenas para esta freguesia, entre 11 a 14 de janeiro (plataforma encerra automaticamente às 23:59h), nos mesmos moldes, em formulário próprio, disponível em www.cm-feira.pt/fogaceiras. Neste caso, não será realizado um sorteio, sendo selecionadas as três primeiras inscrições válidas. No sorteio foram selecionadas três meninas por freguesia para que na impossibilidade da sua comparência no dia da Festa das Fogaceiras se possa recrutar a primeira e segunda suplente. Houve, no entanto, freguesias onde esta opção não foi possível por registarem apenas uma inscrição.

 

Consulte as meninas selecionadas no sorteio na edição impressa ou digital do Jornal N.